Lula se referiu a inauguração de faculdade em entrevista, não disse que é formado em medicina

  • Publicado em 5 de julho de 2024 às 20:41
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não afirmou em entrevista que se formou em medicina, diferentemente do que alegam publicações com mais de 30 mil interações desde 2 de julho de 2024. O recorte de uma fala do mandatário em que ele diz que fez “a faculdade de medicina de Teófilo Otoni” é utilizado de forma enganosa, ocultando trechos em que é possível entender que Lula se referia à inauguração de obras em Minas Gerais. O mandatário não possui diploma universitário, como informou em outro trecho da mesma entrevista e em diversas declarações públicas. 

“DUVIDO que você sabia, que o Lula é formado em MEDICINA. Ele afirma nesta entrevista, que fez o curso na cidade Teófilo Otoni, estado de Minas Gerais”, lê-se em um texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Instagram, no Facebook, no Kwai e no TikTok

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade. 

Image
Captura de tela feita em 4 de julho de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Na sequência, Lula aparece em frente a um microfone com o logo do grupo midiático O Tempo e afirma “eu fiz a faculdade de medicina lá”, em relação a Teófilo Otoni, uma entre outras cidades de Minas Gerais que disse pretender visitar. 

Uma busca no Google com os termos “Lula”, “entrevista” e “O Tempo” levou a um vídeo publicado em 28 de junho de 2024 no canal do YouTube do jornal. Nessa data, Lula estava em Minas Gerais e anunciou investimentos e obras

Ao consultar a entrevista completa, é possível identificar, a partir de 1 minuto e 22 segundos da gravação, que Lula reforça a informação de que estava no estado para anunciar obras. Logo após, inicia-se o trecho viralizado, aos 2 minutos e 7 segundos, sobre alguns desses projetos realizados em Minas Gerais.

O trecho em que Lula volta a falar de projetos de construção no estado, inclusive citando uma ordem de serviço para uma universidade em Ipatinga, também foi recortado da sequência viral. 

Outra pesquisa no Google com a frase “Lula inaugura universidade em Teófilo Otoni” permitiu identificar que o presidente referia-se na entrevista ao curso de medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).  

Em 2010, um jornal da própria UFVJM informou que o presidente havia inaugurado o campus do Mucuri da universidade, localizado em Teófilo Otoni, onde posteriormente passou a funcionar o curso de medicina.

No entanto, a criação em si do curso aconteceu em 2012 e as aulas começaram em setembro de 2014, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

Declarações recorrentes sobre percurso escolar 

Em outro trecho da entrevista concedida à rádio O Tempo, a partir de 20 minutos e 30 segundos, Lula afirma que não possui diploma universitário:

“A educação é uma obsessão, e eu falo sempre nos palanques. As pessoas me perguntam: ‘Por que que o Lula, o único presidente da República que não tem diploma universitário, é o presidente que mais fez universidade no Brasil?’”.

A declaração não é novidade. O mandatário sempre deixa claro que não tem formação de nível superior (1, 2, 3), inclusive na diplomação do seu terceiro mandato em 2023.

O presidente estudou até o primário e possui curso de torneiro mecânico. 

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos, pela Agência Lupa e pelo Boatos.Org.

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco