Vídeo de homem fardado abordando idoso em uma bicicleta é uma encenação, não abordagem policial
- Publicado em 5 de julho de 2024 às 16:21
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“PM Bolsonarista ‘cidadão de bem’ age com truculência contra idoso de bicicleta. SELVA, PATRIOTAS!”, diz uma das publicações compartilhadas no Instagram, no X, no YouTube, no TikTok e no Kwai.
Na sequência viral, um homem de farda, sentado no banco do passageiro de um veículo, aborda um idoso que pedala de bicicleta no canto da rua. O suposto policial pede ao idoso que levante a camisa e questiona se ele está armado, o que ele nega com respostas calmas e bem humoradas.
Contudo, o conteúdo, que gerou reações de indignação nas redes sociais, não mostra uma abordagem policial de verdade, mas uma encenação feita por um humorista.
“Cabo Caolho”
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a uma publicação de 20 de junho de 2024 no canal de “Nane Caolho” no YouTube.
Na sequência, o suposto policial aborda um ciclista diferente, mas de forma similar à do vídeo viral.
Uma pesquisa neste canal no YouTube, em que o autor é descrito como “humorista”, conduziu ao conteúdo viralizado, publicado em 16 de junho de 2024.
O mesmo vídeo também foi publicado no perfil de Nane no Instagram — onde ele se identifica como Ernane Silva, criador do “personagem” Cabo Caolho — e no Kwai.
Na gravação publicada no Kwai, Silva indica em um dos comentários que o conteúdo é humorístico e “combinado”.
Diferentes encenações com o personagem do policial “Cabo Caolho” estão disponíveis nas redes sociais de Silva (1, 2, 3).
Em 4 de julho de 2024, Ernane Silva confirmou ao AFP Checamos ser, de fato, o autor do vídeo viral e que não é policial. Além disso, reafirmou que “foi tudo combinado”, e que ele e o homem abordado na filmagem viral já se conheciam.