Lula não foi vaiado na fábrica da Jeep em Pernambuco; vídeo viral teve áudio editado
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de junho de 2023 às 22:10
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula na fábrica da Jeep de Goiana... Olha que (D)recepção”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter. O conteúdo circulou também no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no YouTube.
O vídeo circula também em espanhol.
A filmagem mostra Lula acenando de dentro de um veículo em uma fábrica. Enquanto o carro do petista se move, é possível escutar pessoas gritando palavras de ordem como: “vergonha” e “ladrão”.
O vídeo circula após a visita de Lula ao Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, onde esteve às 16h do dia 6 de junho de 2023, conforme descrito na agenda presidencial.
Nos comentários de uma das publicações virais, porém, usuários sinalizaram que o áudio com as vaias teria sido acrescentado digitalmente à filmagem.
Segundo uma das respostas, as vaias ouvidas no áudio teriam ocorrido na “feira agro da Bahia”. O comentário referia-se ao Bahia Farm Show, evento do qual Lula participou pela manhã, também em 6 de junho.
Uma pesquisa no Twitter pelas palavras-chave “Lula” e “Jeep”, filtrando por vídeos, trouxe como resultado diversas outras filmagens que mostram a multidão aplaudindo Lula, e não vaiando-o (1, 2).
Dentre os resultados obtidos com a busca, o AFP Checamos localizou a mesma filmagem viral, porém com gritos de apoio ao presidente ao invés das vaias. Nessa gravação, os presentes gritam: “olê olê olê olá, Lula, Lula”.
VEJAM:
— Gilberto Figueiredo (@KarlCascatinha) June 7, 2023
Recepção de Lula na fábrica da Jeep hoje. pic.twitter.com/1vSBn673nS
Para verificar qual das duas versões é a correta, o AFP Checamos fez uma nova busca no Twitter, dessa vez por termos relacionados a Lula e o Bahia Farm Show. Como resultado, foi possível localizar diversas publicações com imagens do Bahia Farm Show que continham o mesmo áudio em que se escuta “vergonha” e “ladrão”, e que já circulavam antes das 16h de 6 de junho — horário da visita de Lula à fábrica da Jeep em Pernambuco (1, 2, 3).
Um dos usuários que publicou o vídeo com áudio adulterado da visita à Jeep em 7 de junho chegou a compartilhar, no dia 6 de junho às 15h49, a gravação feita na Bahia Farm Show que continha o mesmo áudio de repúdio ao petista.
O AFP Checamos também entrou em contato com a assessoria de comunicação do grupo automotivo Stellantis no Brasil, ao qual a marca Jeep pertence. A assessoria confirmou que as imagens do vídeo viral foram de fato gravadas “durante o início da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Polo Automotivo de Goiana, iniciada às 16h de ontem, em Goiana, Pernambuco”, mas que o áudio foi modificado.
“Em momento algum houve vaias ou manifestações agressivas ao Presidente. Ao contrário: as manifestações foram extremamente afetuosas, a ponto de o Presidente da República emocionar-se (...) e, durante seu discurso final, transmitido ao vivo pela TV Brasil, registrar que jamais havia se sentido tão bem-recebido e acolhido em uma visita a uma empresa”, acrescentou a assessoria.
De fato, em seu discurso transmitido ao vivo pela TV Brasil em 6 de junho de 2023, Lula afirmou que, em seus quase 50 anos de vida política, ele ainda não havia “visitado uma indústria automobilística e tido a recepção” que teve no local.
Este conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.
Referências
- Agenda Presidencial de 6 de junho de 2023
- Comentário afirmando que o áudio no vídeo viralizado foi editado
- Vídeos da visita à Jeep com aplausos e palavras de apoio (1, 2)
- Vídeo da visita à Jeep com áudio original
- Vídeos da Bahia Farm Show com áudio viral publicados antes das 16h de 6 de junho de 2023 (1, 2)
- Vídeos publicados pelo mesmo usuário contendo o mesmo áudio (1, 2)
- Discurso de Lula na TV Brasil em 6 de junho de 2023