Fotos de 2020 circulam associadas ao acidente fatal com helicóptero do presidente do Irã

Em 19 de maio de 2024, o helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi caiu em uma montanha devido ao mau tempo, ocasionando a morte de todos os que estavam a bordo. Diante disso, publicações com mais de 2 mil interações nas redes sociais relacionam fotos de destroços de uma aeronave a esse acidente. Contudo, as imagens foram publicadas em 2020 e mostram partes de um avião que caiu em meio a um treinamento policial em Mazandran, uma província iraniana. 

“ASSIM FICOU O HELICÓPTERO QUE VITIMOU O PRESIDENTE DO IRÃO EM ACIDENTE AÉREO”, diz uma publicação no Facebook

As fotos são igualmente compartilhadas associadas a esse acidente aéreo no X, no Instagram, no Telegram, em sites (1, 2), e também em outros idiomas, como inglês e grego

Image
Captura de tela feita em 22 de maio de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

As imagens virais mostram destroços de aeronaves em uma área florestal. Em uma das fotos é possível identificar a inscrição “1136” na fuselagem. 

Em 19 de maio, o helicóptero do presidente iraniano Ebrahim Raisi desapareceu na Floresta Dizmar, próximo à cidade de Varzaghan, no noroeste do país. 

Os destroços da aeronave foram encontrados um dia depois, quando houve a confirmação de que o presidente iraniano estava a bordo e faleceu no acidente. Os outros passageiros que estavam no voo também morreram, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian. 

As fotos virais, contudo, não são desse acidente aéreo. 

Treinamento policial em 2020

Uma busca reversa usando a ferramenta InVid-WeVerify* levou a uma publicação no X feita pelo Crescente Vermelho iraniano em 22 de abril de 2020 com as mesmas imagens virais. Uma tradução da legenda, escrita em persa, indica se tratar de um avião que caiu em Mazandaran, província do Irã, enquanto voava de Bisheh Kolah para Teerã. 

Outra busca, dessa vez no Google, com os termos em persa “avião caído em Mazandaran” levou a duas matérias (1, 2) da agência de notícias oficial da República Islâmica do Irã (Irna) com imagens similares às do avião visto nas publicações virais. 

Segundo a agência, o avião de modelo Cessna fazia parte de um treinamento policial quando caiu na província devido às más condições do tempo. 

Em uma das fotos usadas para ilustrar a notícia, é possível identificar o número “1136” na fuselagem da aeronave, o mesmo visto nas imagens virais. 

Image
Comparação entre capturas de tela feitas em 22 de maio de 2024 de uma publicação no Facebook (E) e de uma notícia da agência Irna (.)

Uma busca com as imagens levou a sites iranianos que publicaram não somente as imagens virais, mas também outras fotos do acidente em 2020 (1, 2). 

De acordo com a agência Mizan, porta-voz das autoridades judiciais do Irã, o avião de treinamento caiu na altura de Qala Qala Abbasabad, no norte do país.  

Image
Captura de tela feita em 23 de maio de 2024 do site da agência Mizan com assinalações feitas em verde pela AFP (.)

O modelo do helicóptero que levava o presidente iraniano em maio de 2024, em contrapartida, é um Bell 212, ou seja, diferente do visto nas imagens virais. 

A agência Irna reportou o desaparecimento do helicóptero do presidente iraniano com uma imagem de uma aeronave com detalhes em azul (1, 2, 3), que também pode ser visto em notícias de outras agências, que mostram pedaços azuis de um helicóptero entre os destroços (1, 2, 3).  

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisá-la em vários buscadores. 

Referências

  • Publicação no X em 22 de abril de 2020
  • Notícias da agência Irna (1, 2)
  • Sites iranianos com mais fotos do acidente de 2020 (1, 2)
  • Notícia da agência Irna sobre o desaparecimento do helicóptero (1, 2, 3)
  • Notícias de agências com os destroços do helicóptero do presidente iraniano (1, 2, 3

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco