Imagens de enchentes no Maranhão em 2023 e 2018 são compartilhadas como se fossem recentes

  • Publicado em 14 de maio de 2024 às 15:07
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
No final de abril de 2024, fortes chuvas começaram a atingir o Maranhão deixando mais de 30 cidades em situação de emergência. No mês seguinte, imagens de localidades cobertas de água começaram a circular em publicações com mais de 15 mil compartilhamentos como se mostrassem as enchentes recentes no estado. Mas os registros originais foram encontrados em notícias sobre cheias que atingiram os municípios maranhenses em 2023 e 2018.

“Maranhão tem mais de 30 cidades embaixo d’água após fortes chuvas. 08/05/2024”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que exibe imagens de enchentes publicado no Kwai. Os registros também circulam no X, no Threads e no Facebook.

Desde abril, municípios maranhenses são atingidos por fortes chuvas, causando cheias nos rios. Até o momento de publicação desta checagem, são 31 cidades em situação de emergência e uma em estado de calamidade.

As publicações comparam a situação do Maranhão com a do Rio Grande do Sul, que também tem sido atingido desde o final de abril por fortes chuvas. No estado gaúcho, mais de 400 cidades estão em situação de calamidade e, até o momento, são mais de 140 mortos, mais de 120 desaparecidos e mais de 2,1 milhões de pessoas afetadas.

Image
Capturas de tela feitas em 10 de maio de 2024 de publicações no X e no Threads (.)

Contudo, os registros virais não correspondem às enchentes recentes no Maranhão.

Por meio de buscas reversas no Google, o Checamos localizou parte das imagens em notícias de março (1, 2) e abril (1, 2) de 2023 sobre enchentes que atingiram o Maranhão naquele período, deixando 76 municípios em situação de emergência e dois em situação de calamidade até o final de abril.

Outra imagem, que mostra cidadãos carregando um refrigerador por uma rua alagada, foi localizada em uma notícia de abril de 2018 sobre uma enchente que atingiu o município de Tuntum, no Maranhão. Naquele ano, 19 cidades foram afetadas por fortes chuvas, deixando oito delas em situação de emergência.

Em 10 de maio de 2024, o governador Carlos Brandão (PSB) publicou uma nota em suas redes sociais informando que as imagens virais eram antigas e que nenhuma cidade do Maranhão estava coberta por águas até aquele momento.

Algumas imagens de regiões atingidas pelos alagamentos de 2024 podem ser conferidas em publicações do governador e da imprensa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco