Revista Veja não publicou capa chamando Alexandre de Moraes de “golpista mentiroso”

  • Publicado em 30 de abril de 2024 às 21:05
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É uma montagem a suposta capa da revista Veja ilustrada com uma imagem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o título “golpista mentiroso”. Publicações que compartilham o material somam mais de 10 mil interações nas redes sociais desde 26 de abril de 2024. Mas a imagem foi manipulada digitalmente, usando como base uma edição da revista de agosto de 2021 que falava, na verdade, sobre o “estilo impetuoso” do magistrado “na defesa da democracia”. 

“ELE REALMENTE ACHOU Q IRIA CONSEGUIR ENGANAR UM PAÍS INTEIRO E TODOS SE CURVARIAM A ELE …. ACABOU CARA-PÁLIDA ! DEU RUIM .  ESPERAMOS Q TENHA O PIOR FINAL POSSÍVEL !!!”, diz uma das publicações que circulam no X, no Instagram e no Facebook.

Image
Captura de tela feita em 29 de abril de 2024 de uma publicação no X (.)

As publicações são acompanhadas por uma imagem com elementos gráficos que se assemelham aos de capas da revista Veja, em que o ministro Alexandre de Moraes aparece com os textos sobrepostos: “golpista mentiroso” e “alerta de golpe”

Na parte inferior da suposta capa, consta o subtítulo “A mentira” e a seguinte descrição: “Como matamos a democracia para preservá-la. Como fomentamos e encenamos um golpe sem armas, culpamos os bolsonaristas e prendemos ilegalmente centenas deles, demonizamos Bolsonaro e toda a direita com as mais criativas fake-news do nosso gabinete do ódio. Agora vamos convencer os poucos idiotas que faltam de que realmente houve um ‘GOLPE’ e finalmente ACABAR com toda oposição. A democracia, o país, suas riquezas, o dinheiro, será tudo nosso”.

Nos comentários das publicações, embora alguns usuários questionem a autenticidade do conteúdo, muitos parecem acreditar que a capa é real. “Essa capa é de que dia?”, pergunta uma usuária. Já outra indaga: “@VEJA qdo esta edição estará disponível?”

Mas o material não é autêntico e possui indícios de manipulação.

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Alexandre de Moraes”, “capa” e “Veja”, filtrando por imagens, levou a uma página no site oficial da revista em que é possível ver uma edição anterior com a mesma fotografia de Alexandre de Moraes. No site, é informado que se trata da capa da edição de 18 de agosto de 2021.

Uma busca nas redes sociais da Veja confirmou que a edição em questão foi divulgada em agosto de 2021 (1, 2).

Além da data diferente, o texto que acompanha a imagem também não é o mesmo do conteúdo viral: “A muralha. Dono de um estilo impetuoso, Alexandre de Moraes concentra os processos que ameaçam Jair Bolsonaro e ganha respaldo dos colegas no momento em que o Supremo Tribunal Federal se une em defesa da democracia”.

Uma análise dos elementos da publicação reforça que o conteúdo é uma montagem. Na parte superior da capa, por exemplo, consta que a data da publicação seria 18 de agosto de 2024, posterior ao período em que o conteúdo circula —  abril de 2024. Além disso, a fonte utilizada no subtítulo não segue o padrão da revista, conforme é possível ver abaixo:

Image
Comparação feita em 29 de abril de 2024 entre a suposta capa da Veja que acompanha as publicações (E) e a edição original da revista (.)

No site da Veja tampouco foi encontrada uma capa com foto de Moraes e o título “golpista mentiroso”.

O AFP Checamos já verificou em anos anteriores conteúdos que simulam capas da revista Veja (1, 2).

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco