É uma montagem a capa da revista Veja dizendo que Bolsonaro tem “zero” chance de ser reeleito
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 31 de março de 2022 às 23:39
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Que lindo isso, ñ vejo a hora!”, diz uma das publicações no Facebook (1, 2). O conteúdo já havia circulado em 2021 no Twitter e Instagram.
A capa viralizada nas redes não foi, contudo, publicada pela revista Veja.
Capa verdadeira
No canto superior direito da imagem viralizada é possível ler a marcação “edição 2757”. Uma busca no Google por esses termos levou ao conteúdo publicado pela Veja em 29 de setembro de 2021. A edição possui a mesma foto e código da capa compartilhada nas redes, mas textos diferentes.
Ao invés de falar sobre reeleição, a manchete diz: “‘A chance de um golpe é zero’”. O subtítulo, cortado na versão viralizada, detalha: “Em entrevista exclusiva, Jair Bolsonaro conta bastidores do conflito entre poderes, diz que não vai ‘melar’ as eleições de 2022, garante o respeito do governo ao teto de gastos e explica sua opinião sobre as vacinas”.
A frase citada na capa verdadeira é um trecho da resposta de Bolsonaro quando indagado pela reportagem sobre a interpretação de que várias de suas falas seriam “preparação para um golpe de Estado”. “Daqui pra lá, a chance de um golpe é zero. De lá pra cá, a gente vê que sempre existe essa possibilidade”, respondeu o presidente, na época.
Em nenhum momento da matéria é dito que o atual mandatário não tem chance de ser reeleito.
O AFP Checamos consultou todas as capas publicadas pela revista desde que Bolsonaro foi eleito para o Palácio do Planalto, em 28 de outubro de 2018, e não localizou nenhuma edição com a manchete viralizada nas redes.
Eleições de 2022
Apesar de ter dito durante sua campanha em 2018 que era contra o mecanismo da reeleição, Bolsonaro se apresenta atualmente como pré-candidato ao pleito de outubro de 2022.
Segundo pesquisas publicadas em março de 2022, o atual mandatário era o segundo candidato com maior porcentagem de intenções de voto, atrás apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pelo levantamento do Instituto Datafolha difundido em 24 de março de 2022, Lula tinha 43% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro em pesquisa estimulada. Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada nenhuma opção de resposta, Lula aparecia com 30% e Bolsonaro, com 23%.
Este conteúdo também foi verificado pelos sites Aos Fatos e Estadão Verifica.