Foto de 2016 é falsamente associada a ato de Bolsonaro em fevereiro de 2024

  • Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 21:45
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 25 de fevereiro de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou apoiadores para se reunirem em São Paulo. Nesse contexto, usuários interagiram milhares de vezes com publicações que alegam que uma foto da Avenida Paulista cheia de pessoas vestidas de verde e amarelo foi feita neste ato em apoio ao ex-mandatário. Mas o registro é de 2016 e foi feito durante protesto pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

“Deus dos céus!!!  Eu pensava em 500 mil pessoas… Mas...  O número real foi 2 milhões de pessoas na Av Paulista. Choquei!”, diz a legenda de publicações no Facebook e no X.

O conteúdo compartilhado mostra uma vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo, e circula após o ato convocado pelo ex-mandatário Jair Bolsonaro com o objetivo de se defender das investigações de tentativa de golpe de Estado que motivaram uma operação da Polícia Federal no último dia 8 de fevereiro.

Image
Captura de tela feita em 28 de fevereiro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Na imagem é possível ver, no canto inferior direito, a figura de um pato amarelo de borracha. O objeto foi símbolo dos protestos, realizados a partir de 2015, que pediam a destituição da então presidente Dilma Rousseff (PT) – o que já traz indícios de que se trata de uma imagem antiga.

Uma busca reversa da imagem pelo Google exibiu uma publicação no Facebook da ex-deputada federal Joice Hasselmann, feita em 13 de março de 2016. “Este terrorismo do PT chegou ao fim. #LulaNaCadeia #ForaDilma”, lê-se em um trecho do conteúdo.

Uma outra pesquisa utilizando a ferramenta TinEye também indicou que a imagem circula na internet pelo menos desde 13 de março de 2016, quando foi publicada no servidor de hospedagem de imagens Imgur.

Image
Captura de tela feita em 28 de fevereiro de 2024 do resultado de busca na ferramenta TinEye (.)

Uma comparação do conteúdo viralizado em 2024 com a imagem de março de 2016 mostra os mesmo elementos, como o pato de borracha, edifícios e outros elementos entre a multidão, como a bandeira do Brasil: 

Image
Comparação feita em 28 de fevereiro de 2024 entre uma publicação no Facebook (E) e uma imagem publicada em 2016 (.)

Em 2018, o Checamos verificou conteúdo semelhante. A imagem é de autoria do fotógrafo Daniel Teixeira. À época, contatado pela AFP, ele explicou que fez o registro para o jornal Estado de S. Paulo, em um helicóptero. A equipe de checagem da AFP teve acesso ao arquivo original da foto e extraiu seus metadados: foi tirada às 16h40 do dia 13 de março de 2016.

Image
Captura de tela dos metadados do arquivo original da foto, feita em 2016 (.)

O fotógrafo da AFP Miguel Schincariol também registrou o ato de março de 2016, a partir de outro ângulo:

Image
Manifestantes participam de um protesto pedindo a renúncia da presidente Dilma Rousseff, em 13 de março de 2016, na Avenida Paulista, em São Paulo (AFP / MIGUEL SCHINCARIOL)

A AFP verificou outros conteúdos sobre a manifestação pró-Bolsonaro realizada em fevereiro de 2024. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco