Vídeo de Bolsonaro com cartaz escrito “Globo lixo” é de 2021, e não após depoimento à PF em 2024
- Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 18:54
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Bolsonaro representa a decência dessa nação! Bolsonaro ao sair do seu depoimento faz uma homenagem a GLOBO LIXO”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X.
A gravação mostra Jair Bolsonaro saindo de um prédio e sendo recepcionado por apoiadores. Em seguida ele pega um cartaz com a logomarca da Rede Globo junto com a mensagem “Globo lixo” e o levanta.
A sequência começou a circular após Bolsonaro se apresentar à Polícia Federal, no último dia 22 de fevereiro, para prestar depoimento sobre seu suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
Contudo, o vídeo viral foi feito em 2021.
Por meio de uma pesquisa pelas palavras-chave “Bolsonaro”, “cartaz” e “Globo lixo”, o AFP Checamos localizou publicações na imprensa (1, 2, 3) que reportaram o momento em que o então presidente ergueu o cartaz contra a Globo.
A cena foi registrada em 4 de fevereiro de 2021, quando Bolsonaro saía do aeroporto de Cascavel, no Paraná. Na ocasião, o então mandatário visitou a cidade para a inauguração do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo.
Outra busca por registros do momento no Facebook levou a um vídeo publicado em fevereiro de 2021 e filmado a partir do mesmo ângulo da sequência viral.
Na época, a página oficial de Bolsonaro no Facebook também compartilhou uma gravação do momento.
Não há registro de alguma declaração pública dada pelo ex-mandatário ao sair da PF. Mas, segundo imagens registradas pela imprensa (1, 2), Bolsonaro estava com uma blusa preta, e não branca, como a vista na gravação viral.
Apenas seu advogado, Paulo Bueno, concedeu uma entrevista no dia do depoimento, afirmando que Bolsonaro se manteve em silêncio porque “a defesa não teve acesso a todos os elementos por quais estão sendo imputados ao presidente a prática de certos delitos”.
Este conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.
Referências
- Publicações na imprensa de 2021 sobre o momento em que Bolsonaro ergue o cartaz (1, 2, 3)
- Vídeo de 2021 de Bolsonaro segurando o cartaz
- Vídeo de 2021 publicado na página de Bolsonaro no Facebook
- Imagens de Bolsonaro no dia do depoimento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em fevereiro de 2024 (1, 2)