Vídeo de Bolsonaro com cartaz escrito “Globo lixo” é de 2021, e não após depoimento à PF em 2024

  • Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 18:54
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 22 de fevereiro de 2024, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se apresentou à Polícia Federal para depor sobre o seu envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo no poder. Desde então, publicações com mais de 600 mil visualizações nas redes sociais compartilham um vídeo de Bolsonaro levantando uma placa com os dizeres “Globo lixo” como se o momento tivesse sido registrado após o seu depoimento. Mas a gravação original é de fevereiro de 2021, quando o então mandatário visitou a cidade de Cascavel, no Paraná.

“Bolsonaro representa a decência dessa nação! Bolsonaro ao sair do seu depoimento faz uma homenagem a GLOBO LIXO”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X.

A gravação mostra Jair Bolsonaro saindo de um prédio e sendo recepcionado por apoiadores. Em seguida ele pega um cartaz com a logomarca da Rede Globo junto com a mensagem “Globo lixo” e o levanta.

A sequência começou a circular após Bolsonaro se apresentar à Polícia Federal, no último dia 22 de fevereiro, para prestar depoimento sobre seu suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.

Image
Captura de tela feita em 27 de fevereiro de 2024 de uma publicação no TikTok (.)

Contudo, o vídeo viral foi feito em 2021.

Por meio de uma pesquisa pelas palavras-chave “Bolsonaro”, “cartaz” e “Globo lixo”, o AFP Checamos localizou publicações na imprensa (1, 2, 3) que reportaram o momento em que o então presidente ergueu o cartaz contra a Globo.

A cena foi registrada em 4 de fevereiro de 2021, quando Bolsonaro saía do aeroporto de Cascavel, no Paraná. Na ocasião, o então mandatário visitou a cidade para a inauguração do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo.

Outra busca por registros do momento no Facebook levou a um vídeo publicado em fevereiro de 2021 e filmado a partir do mesmo ângulo da sequência viral.

Image
Comparação feita em 27 de fevereiro de 2024 entre capturas de tela de uma publicação no TikTok (E) e uma postagem de 2021 no Facebook (.)

Na época, a página oficial de Bolsonaro no Facebook também compartilhou uma gravação do momento.

Não há registro de alguma declaração pública dada pelo ex-mandatário ao sair da PF. Mas, segundo imagens registradas pela imprensa (1, 2), Bolsonaro estava com uma blusa preta, e não branca, como a vista na gravação viral.

Apenas seu advogado, Paulo Bueno, concedeu uma entrevista no dia do depoimento, afirmando que Bolsonaro se manteve em silêncio porque “a defesa não teve acesso a todos os elementos por quais estão sendo imputados ao presidente a prática de certos delitos”.

Este conteúdo também foi verificado pela Agência Lupa.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco