Polícia francesa não utiliza gerador a diesel para carregar o motor de carros elétricos
- Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 17:00
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os carros elétricos da polícia francesa são alimentadas por geradores a diesel”, diz uma das publicações que circulam no X, no Instagram, no Facebook, no TikTok e no Kwai.
O vídeo que acompanha as publicações mostra um automóvel parado enquanto é abastecido por um gerador. No carro, é possível identificar as inscrições, em francês: “Polícia Municipal”, “Veículo Elétrico” e “Montpellier”.
As publicações têm um tom crítico às práticas adotadas por diversos países no combate ao aquecimento global e a iniciativas como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa do planeta.
Alguns comentários na publicação exemplificam isso: um usuário afirma que “essa agenda global seria cômica, se não fosse trágica!”, enquanto outro diz que “esse vídeo deveria ser o comercial da tal agenda 2030”.
Mas o carro elétrico da polícia francesa que aparece nas imagens não é movido por um gerador a diesel, como afirmam as postagens.
Gerador para outros equipamentos
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral levou a uma matéria, publicada em 2021 pela imprensa local, que permitiu confirmar que o automóvel é, de fato, o modelo utilizado pela polícia municipal de Montpellier, na França. A notícia informava que o município havia adquirido duas estações móveis 100% elétricas.
No site da polícia municipal foram encontradas mais informações sobre o automóvel, que funciona como uma delegacia móvel. Os chamados postos de comando móveis foram idealizados para ser um “instrumento de prevenção e proximidade” da polícia municipal e atender a população, tendo sido planejado também para atuar em eventos ou grandes manifestações no acolhimento ao público.
De acordo com a Prefeitura de Montpellier, os postos foram criados em 2016 e em 2021 passaram a ser elétricos.
Segundo a polícia, o veículo tem as funcionalidades de um posto de comando, com uma área de recepção ao público e equipamentos informáticos, de rádio e vídeo, que funcionam com energia elétrica a partir de uma tomada externa ou em modo autônomo, usando um gerador.
Mais informações sobre o carro foram encontradas em um documento do órgão destinado à imprensa, como desenhos da planta do veículo, que permitem ver as áreas internas mencionadas.
Em publicações da polícia municipal de Montpellier nas redes sociais é possível ver, ainda, o símbolo da fabricante de carros Renault nos veículos elétricos.
Contatada pela AFP, a assessoria de imprensa da Renault na França informou que o modelo que aparece no vídeo é um Renault Master E-Tech, movido 100% a energia elétrica.
De acordo com a fabricante, trata-se de um veículo de emergência que conta com recursos para carregar os materiais eletrônicos que transporta, como computadores e telas, mas nunca o motor.
“Esta alimentação de emergência alimenta apenas os equipamentos eletrônicos do veículo (12V) e apenas quando o veículo está parado (em nenhum caso alimenta o motor)”, indica a nota enviada à AFP por e-mail pela assessoria de imprensa da Renault em 20 de fevereiro de 2024.
A fonte de alimentação, segundo a empresa, pode ser uma bateria reserva ou um gerador, ficando a critério do cliente. Além disso, a Renault informou que o vídeo mostra um gerador a gasolina, e não a diesel, como indicam os comentários. De fato, essa é a fonte de energia citada pelos fabricantes de geradores que se assemelham ao visto na gravação viral.
Procurada pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte, a Prefeitura de Montpellier não retornou o contato até o momento de publicação desta checagem.
França tem incentivado uso de veículos elétricos
A França tem planos de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Uma dessas iniciativas é diminuir o consumo de combustíveis fósseis na área do transporte, que representa mais de 30% das emissões.
Para isso, o governo francês tem criado incentivos para popularizar os carros elétricos. Assim, as frotas policiais também começaram a receber automóveis elétricos, como é o caso da Polícia Municipal de Montpellier, no sul da França.
A energia que abastece os veículos é proveniente, principalmente, de usinas nucleares. Segundo a Rede de Transmissão de Eletricidade (RTE), operadora do sistema de transmissão de eletricidade da França, 67% da energia elétrica do país vem dessa fonte.
Os automóveis do modelo Renault Master E-Tech 100% elétricos foram introduzidos no Brasil em 2022.
Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas da AFP e do Estadão.
Referências
- Matérias em portais franceses sobre os carros adaptados para a polícia de Montpellier (1, 2)
- Documento à imprensa da Polícia Municipal de Montpellier
- Modelo do gerador movido a gasolina
- Modelo Renault Master E-Tech 100% elétrico