Mudanças anunciadas pelo Carrefour não provocaram o fim das atividades no Nordeste
- Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 19:46
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Carrefour encerrou suas atividades no Nordeste. PT trouxe desemprego e desespero para os Nordestinos. Compartilhem no Story que a mídia não está noticiando”, diz o texto sobreposto ao vídeo que circula no TikTok, no Instagram, no Kwai e no Facebook.
Algumas publicações são acompanhadas pela seguinte narração: “Em cenário apocalíptico, o Carrefour encerrou as atividades em Fortaleza”.
O vídeo mostra imagens de um supermercado Carrefour com seções de alimentos fechadas, prateleiras vazias e poucas pessoas circulando no interior do estabelecimento.
O conteúdo passou a circular após os anúncios de mudanças feitos pela multinacional no final de 2023, que contemplam o fechamento de algumas unidades e alterações no modelo de negócio adotado pela empresa.
Porém, ao contrário do que afirmam as publicações, o Carrefour não encerrou as suas atividades no Nordeste do país.
Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “Carrefour”, “fechamento” e “Nordeste” levou a algumas matérias publicadas sobre o tema (1, 2, 3). Os textos informam o fechamento e a conversão de algumas unidades em outras bandeiras do mesmo Grupo Carrefour Brasil. Nenhuma delas, no entanto, menciona o fim das atividades em todo o Nordeste.
Uma consulta à seção “Encontre uma loja”, do site oficial da empresa, permitiu buscar unidades do Carrefour utilizando filtros para a região, que indicou diversos endereços disponíveis em estados como Pernambuco, Paraíba e Maranhão.
O mesmo ocorreu com a busca pela capital do Ceará, Fortaleza, onde alguns usuários afirmam que teriam sido encerradas as atividades. Foram encontradas pelo menos cinco unidades do Carrefour na cidade.
Alguns desses estabelecimentos têm o nome “Big”, da marca que foi incorporada após a compra desse grupo pelo Carrefour em julho de 2022.
O AFP Checamos entrou em contato com o Shopping Tacaruna, no Recife (PE), em 26 de janeiro de 2024, e constatou que a unidade localizada no centro comercial continua em funcionamento.
Uma consulta a páginas de alguns estabelecimentos nas redes sociais também mostrou publicações recentes no Facebook de unidades em João Pessoa (PB) e em Natal (RN).
À AFP, o Carrefour informou que são falsas as alegações. “É fake news. Não é verdade que o Carrefour vai sair do Nordeste”, afirmou a empresa em 24 de janeiro de 2024.
A rede confirmou que o registro nas publicações é, de fato, de uma unidade fechada recentemente, mas indicou não ser possível informar precisamente em qual lugar.
Sobre o fechamento e a remodelação dos supermercados, disseram: “O Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão de portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema e adaptar os formatos para que melhor atendam os clientes de cada região e que estejam mais alinhados com a estratégia de negócios da companhia. Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e estão previstos alguns fechamentos pontuais”.
No mesmo comunicado, reafirmaram a presença no Nordeste: “O Nordeste permanece como uma região de extrema importância para os nossos negócios e continuará contando com a presença do Grupo com bandeiras de varejo, atacarejo e clube de compras”.
O planejamento havia sido anunciado pela multinacional em 28 de novembro de 2023, quando informaram a intenção de converter ao menos 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club de 2024 a 2026.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Reuters.