Vídeo de ondas gigantes mostra tsunami no Japão em 2011, e não em janeiro de 2024

Em 1º de janeiro de 2024, o Japão foi atingido por um terremoto de magnitude 7,5, causando ondas de mais de um metro de altura. Nesse contexto, centenas de usuários compartilharam nas redes sociais uma sequência que mostra veículos sendo arrastados, alegando se tratar de um registro atual. Embora o sismo de Ano Novo tenha provocado ondas de tsunami, o vídeo viral foi gravado após um tremor de magnitude 9,0 no Japão em 2011.

“Um vídeo do tsunami que atingiu o Japão após o terremoto de magnitude 7,6 no dia de Ano Novo. Aterrorizante”, afirmam publicações no Facebook, no TikTok e no Telegram, que compartilham dois vídeos de ângulos diferentes do momento em que as ondas atingem a rua.

Conteúdo semelhante circula em japonês, inglês, espanhol e tailandês.

Image
Combinação de capturas de tela feita em 17 de janeiro de 2024 de publicações no TikTok e no Facebook (.)

As sequências mostram ondas gigantes derrubando barcos e arrastando carros em uma estrada costeira, enquanto se escuta uma voz em japonês dizendo que o andar térreo de um prédio já está submerso.

No último 1º de janeiro, um terremoto de magnitude 7,5, seguido por centenas de réplicas, deixou mais de 200 mortos no Japão, segundo um balanço oficial em 9 de janeiro. O tremor causou ondas de tsunami de mais de um metro de altura, provocou um incêndio e destruiu estradas.

Porém, os vídeos viralizados não correspondem a este fenômeno.

Sismo de 2011

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo levou a uma sequência no YouTube, publicada pela emissora japonesa ANN, sobre um tsunami causado por um “grande terremoto no leste do Japão”, que, segundo indica, foi filmado em 11 de março de 2011 na cidade de Miyako, na província de Iwate, na costa leste da principal ilha do Japão.

Em 11 de março de 2011 foi registrado no Japão um terremoto de magnitude 9,0 e, posteriormente, um tsunami que deixou cerca de 18.500 pessoas mortas, ou desaparecidas.

A partir do minuto 3:26, a sequência no YouTube coincide com um dos vídeos viralizados, com a exceção de que o das publicações virais está sem o áudio original e cortado:

Além disso, uma foto publicada no banco de imagens da AFP e registrada pela JIJI Press capturou a mesma cena sob um ângulo semelhante durante o terremoto de 2011.

A descrição da fotografia diz que ela foi “tirada por um funcionário da cidade de Miyako em 11 de março de 2011 e publicado em 18 de março de 2011” e “mostra um tsunami ultrapassando uma contenção e indo em direção à cidade de Miyako, na província de Iwate, pouco depois de um terremoto de magnitude 9,0 atingir a região do norte do Japão”.

A localização da filmagem coincide com imagens de Miyako capturadas no Google Street View:

Image
Comparação de capturas de tela feita em 4 de janeiro de 2024 entre um vídeo no YouTube (E) e imagens do Google Street View (.)

Vídeo manipulado digitalmente

O outro vídeo que acompanha as postagens falsas foi cortado e invertido horizontalmente, mas é possível perceber que foi extraído do mesmo registro compartilhado pela emissora japonesa no YouTube, a partir do minuto 3:50.

Abaixo, comparações de capturas de tela das publicações falsas e os frames correspondentes do vídeo publicado pela ANN no YouTube permitem observar os mesmos elementos.

Image
Comparação de capturas de tela feita em 16 de janeiro de 2024 entre uma publicação no Facebook (E) e o vídeo da ANN (.)
Image
Comparação de capturas de tela feita em 16 de janeiro de 2024 entre uma publicação no Facebook (E) e o vídeo da ANN (.)

A localização de um dos fragmentos do vídeo também corresponde a imagens capturadas em Miyako, como se pode conferir no Google Street View:

Image
Comparação de imagens feita em 16 de janeiro de 2024 de um dos posts falsos (à esquerda) e imagens do Google Maps (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco