Light não comunicou que irá cortar a energia no Rio de Janeiro devido a operações da Defesa Civil
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 16 de janeiro de 2024 às 14:30
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Carreguem Seus Telefones: Light informa que começará a desligar a energia em vários locais da Cidade para suporte operacional à Defesa Civil”, lê-se em uma imagem que circula no Facebook e no Kwai.
As publicações surgem após um forte temporal atingir a região metropolitana do Rio de Janeiro nos últimos dias 13 e 14 de janeiro, deixando ao menos 12 mortos. Segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro, 18 municípios estão em situação de risco alto ou muito alto de deslizamento.
As chuvas também causaram problemas no fornecimento de energia elétrica. Contudo, não é verdade que a Light, concessionária que administra esse serviço no Rio de Janeiro, tenha anunciado que irá “desligar” a energia em pontos do estado.
O AFP Checamos não localizou nenhuma notícia sobre interrupção de energia programada por conta das ações da Defesa Civil.
Em suas redes sociais, a empresa comunicou em 14 de janeiro que a Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, teve o abastecimento de energia impactado e que o fornecimento seria interrompido entre 2h e 6h do dia 15 de janeiro para que fosse feita a manutenção da rede elétrica.
Ao AFP Checamos, a Light informou que “é fake news a informação que está circulando pelas redes sociais” e que o fornecimento de energia está “normal”.
Além da Light, a Enel, que também atende o estado, informou no último dia 11, em sua conta no X, que as chuvas afetaram o abastecimento de energia nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Mas, de acordo com a empresa, a situação havia sido normalizada para mais de 98% dos clientes afetados até a noite de 13 de janeiro.