Vídeo não mostra avião da FAB que chegou em Belém, no Pará, para roubar gado de agricultores
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 21:02
- 6 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Você está vendo esse avião aí? Da Força Aérea de Brasília, terminou de chegar no Pará (...) Terminou de chegar, já tirou meio mundo de gado, ninguém sabe, os agricultores não sabem onde esse gado está, sumiu”, diz um homem em um vídeo que circula no X, no Instagram, no Facebook, no Kwai e no Gettr.
A gravação é acompanhada de uma imagem, ao fundo, na qual se vê um avião com as palavras “US Air Force”, ou “Força Aérea dos Estados Unidos”, em tradução livre do inglês, e também a localização registrada na Base Aérea de Belém
Uma pesquisa no TikTok pelas palavras-chave “base aérea de Belém” localizou um vídeo, publicado em 29 de outubro de 2023, que contém os mesmos elementos vistos na publicação viral, incluindo o caminhão de combustível da petrolífera Shell próximo ao avião:
Nesse vídeo, também é possível identificar que a aeronave em questão tem os números “0192” gravados na parte dianteira.
Uma busca no Google pelos termos “US Air Force 0192” trouxe como resultado uma fotografia do mesmo momento no banco de imagens da plataforma Jetphotos, registrada em nome do fotógrafo Leonardo Carvalho.
Segundo a descrição disponível no site, a fotografia data de 29 de outubro de 2023 e mostra o exercício militar CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise, ou Exercício Combinado de Operação e Rotação em português), feito em conjunto com o Exército dos Estados Unidos da América. Também é informado que a aeronave retratada é um Boeing C-17A Globemaster III.
Em seu perfil no Instagram, o fotógrafo Leonardo Carvalho também publicou um registro da aeronave norte-americana.
“Encontra-se em solo belenense a primeira aeronave americana a trazer equipamento e pessoal que participarão do Operação Core 23. A Operação CORE 23 reunirá militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos para um adestramento combinado nas Guarnições de Belém, Macapá, Oiapoque e Distrito de Clevelândia do Norte”, diz a legenda da publicação.
A chegada do Boeing C-17 com militares norte-americanos em solo brasileiro também foi registrada por alguns veículos de imprensa, principalmente locais, à época (1, 2, 3).
O Exercício CORE 23 tem como origem um programa de cooperação assinado entre o Brasil e os Estados Unidos, que prevê a realização anual de exercícios conjuntos até 2028. A primeira operação CORE ocorreu em 2021. Segundo o Exército brasileiro, participam cerca de 1.200 militares do Brasil e 300 dos Estados Unidos.
O AFP Checamos tentou contato com a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) e com o fotógrafo Leonardo Carvalho para obter mais informações, mas não houve retorno até a publicação desta checagem.
Referências
- Vídeo publicado em 29 de outubro de 2023 no TikTok
- Fotografia de Leonardo Carvalho publicada no Jetphotos
- Publicação no perfil de Leonardo Carvalho no Instagram
- Matérias da imprensa sobre a chegada da aeronave (1, 2, 3)
- Página do Exército brasileiro sobre o CORE 23