Lula não “tem estátua” ao lado da Casa Branca; obra fez parte de exposição temporária em 2014

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 9 de janeiro de 2024 às 17:24
  • Atualizado em 9 de janeiro de 2024 às 19:21
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi homenageado recentemente com uma estátua ao lado da Casa Branca, como afirmam publicações com mais de 380 mil visualizações desde 1º de janeiro de 2024. Na verdade, em 2014 o petista foi uma das personalidades esculpidas pelo artista chinês Yuan Xikun para uma exposição temporária nos jardins da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington DC. A arte ficou disponível no local de maio a agosto de 2014. Em janeiro de 2024, a equipe da AFP foi até a área e constatou que não há nenhuma figura em homenagem a Lula atualmente.

“LULA é o único ser vivo que possui uma estátua em bronze no ‘National Mall’ parque localizado ao lado da Casa Branca”, diz a legenda de uma publicação no Facebook. Conteúdo semelhante também circula no Instagram, no TikTok e no Kwai.

A alegação é acompanhada de um vídeo, de pouco mais de um minuto de duração, no qual se vê um busto do presidente Lula. Ouve-se, então, a seguinte pergunta: ”É verdade que Lula é a única personalidade viva que tem em sua homenagem uma estátua de bronze instalada ao lado da Casa Branca?”

Ao que uma outra voz responde: “É verdade. A estátua de bronze do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi instalada em 26 de maio de 2014 no National Mall, um grande parque localizado ao lado da Casa Branca, em Washington, capital dos Estados Unidos. A obra é do artista chinês Yuan Xikun, que a fez como homenagem aos dez grandes homens das Américas”.

Image
Captura de tela feita em 4 de janeiro de 2024 de uma publicação no Facebook (.)

Uma busca pelas palavras-chave “Lula”, “Yuan Xikun” e “escultura” levou a reportagens (1, 2), publicadas em 26 de maio de 2014, noticiando que o petista foi um dos homenageados pelo escultor chinês Yuan Xikun na exposição temporária nomeada “American States in Yuan Xikun's Eyes” (“Estados americanos pelos olhos de Yuan Xikun”, em tradução livre para o português).

As matérias informam que a exibição foi feita nos jardins da Organização dos Estados Americanos, em Washington DC, nos Estados Unidos, próximo à Casa Branca.

Além de Lula, outros homenageados são: os ex-presidentes Abraham Lincoln (EUA) e Eloy Alfaro (Equador); líderes das guerras de independência do século XIX, como Simón Bolívar (Venezuela), José Martí (Cuba), José de San Martín (Argentina) e Juan Pablo Duarte (República Dominicana); o último imperador inca, Tupac Amaru; e o escritor colombiano Gabriel García Márquez.

Uma outra pesquisa por palavras-chave em inglês levou a textos publicados na mesma época (1, 2, 3)  informando que os bustos ficaram expostos de maio a agosto de 2014. 

O site do Museu de Arte das Américas (AMA, na sigla em inglês), co-organizador da exposição, também tem uma página sobre a exibição, confirmando o período em que ela esteve montada, e que este se encerrou há quase dez anos.

Estátuas no jardim da Organização dos Estados Americanos

Algumas das publicações afirmam que a estátua de Lula estaria localizada no National Mall, conjunto de parques que abriga diversos monumentos da história norte-americana. 

No entanto, contatado pelo Checamos em 4 de janeiro de 2024, o chefe de Comunicação do National Park e Memorial Park, Mike Litterst, confirmou que a exposição mencionada “ocorreu na sede da Organização dos Estados Americanos” — como indicado nas matérias encontradas anteriormente —  e que esta “não faz parte do Serviço Nacional de Parques”.

De fato, uma consulta às imagens de satélite da área externa da sede da OEA, disponibilizadas no Google Maps, permitiu encontrar o busto de Lula ao lado das outras obras da exposição em um registro de junho de 2014. Mas, ao acompanhar a progressão das imagens da área ao longo dos anos é possível ver que, já em 2015, as estátuas não apareciam no local.

Em novembro de 2022 — data mais recente disponível na ferramenta — os bustos da exposição de Yuan Xikun tampouco são vistos:

Image
Comparação feita em 5 de janeiro de 2024 de imagens no Google Maps em 2014 (E) e 2022 (.)

Em 5 de janeiro de 2023, a equipe da AFP nos Estados Unidos foi até o local e confirmou que não há nenhum busto de Lula, como sugerem os conteúdos virais. 

Atualmente, na lateral da sede da OEA, existem quatro bustos, sendo eles: do ex-presidente da Venezuela e escritor Rómulo Gallegos; da escritora venezuelana Teresa de la Parra; da poetisa chilena Gabriela Mistral; e do escritor chileno Pablo Neruda.

Image
Imagens feitas em 5 de janeiro de 2024 pela equipe de verificação digital da AFP (.)

Já na frente da sede da instituição, vê-se os bustos do ex-presidente do Equador Eloy Alfaro (E) e do ex-secretário de Estado dos EUA Cordell Hull (D):

Image
Imagens feitas em 5 de janeiro de 2024 pela equipe de verificação digital da AFP (.)

Na esquina do prédio, observa-se esculturas de arte:

Image
Imagens feitas em 5 de janeiro de 2024 pela equipe de verificação digital da AFP (.)

A presença e posição dessas estátuas pode ser confirmada ao consultar o mapa do jardim da OEA, disponível no site da instituição. Este documento tampouco cita a existência de um busto em homenagem ao mandatário brasileiro: 

Image
Captura de tela feita em 5 de janeiro de 2024 do mapa no site da OEA (.)

Referências

Altera data nas legendas das imagens
9 de janeiro de 2024 Altera data nas legendas das imagens

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco