Maracanã não ficou vazio durante show de Ivete Sangalo; registro é anterior à apresentação
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 29 de dezembro de 2023 às 20:19
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“FLOPOU o show de 30 anos de carreira, sempre com o mesmo repertório, da lacradora lulista Ivete Sangalo, no Maracanã ontem. Ela que gosta de xingar os patriotas e fazer o L sentiu na pele que não adianta distribuir ingressos no 0800. Quem lacra não lucra! #BoicoteIveteSangalo”, afirmam publicações que circulam no X, no TikTok e no Facebook.
Na gravação que acompanha as publicações, uma pessoa mostra arquibancadas vazias em uma área próxima a um palco montado no estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, durante o que afirma ser o “show da Ivete”.
Nas publicações virais, muitos usuários utilizam a expressão “quem lacra não lucra”, sugerindo que a suposta falta de público seria uma consequência da cantora ter se posicionado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ter apoiado o mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Mas as imagens da gravação são de um momento anterior ao início do show da cantora, que não ficou “vazio”, como afirmam os usuários.
Uma busca por palavras-chave no Google levou a matérias com a cobertura do show feita por meios de comunicação (1, 2). Segundo o perfil oficial do evento no Instagram, o show que marcou os 30 anos de carreira da cantora reuniu mais de 60 mil pessoas no Maracanã.
Nas imagens da transmissão ao vivo feita pelo Multishow e pela Globoplay, já no momento da apresentação, é possível ver uma grande quantidade de pessoas nas arquibancadas e em partes inferiores do estádio destinadas ao público, mais próximas ao palco.
Simplesmente Veveta VOANDO no maracanã Ivete, entenda: Você é GIGANTE! #Ivete30NoMultishowpic.twitter.com/GV7Ye2xP1B
— Multishow (@multishow) December 21, 2023
Uma nova busca por palavras-chave, dessa vez nas redes sociais, levou a publicações de usuários e páginas que registraram outros momentos da apresentação em que também se vê um público muito superior ao do vídeo viral (1, 2, 3).
Gravação descontextualizada
O AFP Checamos realizou buscas para identificar o horário em que o vídeo foi publicado originalmente, mas não obteve sucesso.
Porém, alguns elementos na gravação indicam que as imagens foram registradas antes do início da apresentação, que começou às 21h, enquanto o público foi liberado para entrar no estádio às 17h.
No momento em que as pessoas caminham pelo campo, por exemplo, é possível escutar ao fundo a música “Take it Easy My Brother Charles”, de Jorge Ben Jor.
A canção não consta na setlist do show divulgada em um portal que coleta esse tipo de informação sobre performances. Jorge Ben Jor tampouco participou como convidado no show, que teve apenas as participações da cantora Ludmilla e do guitarrista Andreas Kisser.
As publicações virais parecem repercutir informação publicada pela jornalista Fábia Oliveira, que alegou, em sua coluna no portal Metrópoles, que a produção do evento distribuiu gratuitamente ingressos para o show de Ivete Sangalo, devido a uma suposta dificuldade nas vendas.
Procuradas pela AFP Checamos, a Eventim, empresa responsável pela comercialização dos ingressos e a produtora do evento, 30ebr, não retornaram o contato para confirmar a informação até o momento de publicação desta matéria.
Conteúdo semelhante verificado pela Boatos.org.
Referências
- Matérias sobre o show de Ivete Sangalo no Maracanã (1, 2, 3)
- Publicações de usuários nas redes sociais (1, 2, 3)
- Publicação da produtora do show no Instagram
- Publicação do Multishow no X
- Especial Ivete 30 anos de carreira no Globoplay
- Setlist do show de Ivete Sangalo no Maracanã