Vídeo mostra festa no Vidigal em 2021, e não celebração pela indicação de Dino ao STF em 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 18 de dezembro de 2023 às 18:20
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), ser indicado ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em 27 de novembro de 2023, publicações visualizadas mais de 118 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de uma festa no Morro do Vidigal com a alegação de que se tratava de uma celebração por essa indicação. Mas a gravação foi feita em 2021 pela equipe do telejornal Bom Dia Rio e exibida em uma matéria sobre festas clandestinas no Rio de Janeiro durante a pandemia de covid-19.

“Pedreiro Bom heim! Sabem que a vitória de Flávio Dino é certa. Festa do Tráfico no Vidigal RJ”, aponta o texto sobreposto ao vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Kwai e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 15 de dezembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

A sequência mostra a vista aérea de uma casa no Morro do Vidigal com os três andares lotados de pessoas. O vídeo possui um áudio em que o homem narra a cena: “Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a festa continua a toda. Uma festa que começou ontem e continua. Olha, parece faltar espaço de tanta gente. Ainda tem luz piscando, ainda tem apresentação de DJ. Olha quanta gente aglomerada”.

O vídeo viral começou a circular após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o STF. Em 13 de dezembro, a indicação de Dino para ocupar a vaga de Rosa Weber, que se aposentou em setembro, foi aprovada em plenário no Senado com 47 votos favoráveis.

Uma busca reversa pelo vídeo levou a uma notícia do jornal Bom Dia Rio publicada em 17 de fevereiro de 2021. O texto informa sobre algumas festas e aglomerações que foram flagradas na cidade do Rio de Janeiro em meio à pandemia da covid-19 e das recomendações de medidas sanitárias para frear o avanço de casos na cidade.

No texto, há um vídeo da reportagem exibida no Bom Dia Rio com imagens aéreas de uma festa que acontecia no Vidigal. O trecho viral pode ser visto a partir de 33 segundos. É possível identificar que o áudio da sequência viral e o da reportagem também são iguais. No vídeo viralizado, inclusive, ouve-se a menção ao Bom Dia Rio.

Image
Captura de tela feita em 15 de dezembro de 2023 de uma notícia no site g1 publicada em 2021

Outras alegações envolvendo o ministro Flávio Dino já foram verificadas pelo AFP Checamos anteriormente (1, 2, 3).

Conteúdo semelhante foi checado por Aos Fatos, Reuters e UOL Confere.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco