Vídeo não mostra Sergio Massa representado por carro alegórico, mas um festival holandês em 2019

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 16 de novembro de 2023 às 20:13
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é Sergio Massa, atual ministro da Economia e candidato à Presidência da Argentina, o homem representado por um carro alegórico que simula um usuário de drogas em vídeo viral. Publicações com essa alegação foram compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais desde 9 de novembro de 2023. Mas a gravação não tem nenhuma relação com as eleições argentinas deste ano. O registro é de junho de 2019 e faz parte de um festival popular holandês que ocorre anualmente.

“Argentina: Os caras fizeram 'carro alegórico' do Sérgio massa kkkkk”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Kwai, no TikTok e no X (antes Twitter).

Image
Captura de tela feita em 13 de novembro de 2023 de uma publicação no X ( .)

O vídeo, que circulou em 2020 associando o personagem a Diego Maradona, voltou a ser compartilhado em novembro de 2023, dias antes do segundo turno das eleições presidenciais argentinas, que será disputado entre Javier Milei (A Liberdade Avança) e Sergio Massa (União pela Pátria).

Na gravação, vê-se um veículo carregando o rosto de um personagem que está com um canudo preso ao nariz, simulando um usuário de drogas. O carro caminha na direção de um pó branco no asfalto, como se o boneco estivesse inalando a substância.

Algumas publicações em português e em espanhol alegam, ainda, que estes seriam os preparativos para um evento de Massa na Argentina.

O ministro da Economia tem sido alvo recorrente de conteúdos de desinformação que o relacionam a um suposto uso de drogas. Algumas dessas peças já foram verificadas pela equipe de checagem da AFP em português e em espanhol.

De forma semelhante, o vídeo agora viralizado não é atual e nem tem relação com o segundo turno das eleições argentinas.

Festival holandês

Uma busca reversa por fragmentos da gravação levou a publicações compartilhando a mesma sequência (1, 2) em 9 de julho de 2019, ambas em páginas de países da Europa Ocidental — um indício de que o conteúdo poderia ter sido registrado na região.

Uma análise minuciosa das imagens permitiu identificar elementos que reforçam essa tese como, por exemplo, uma placa de publicidade ao fundo com o logotipo da Grolsch, uma marca de cerveja holandesa.

Além disso, na representação de cartão de crédito utilizado por duas pessoas na gravação para “alinhar” o pó branco no chão vê-se a sigla ING, em uma aparente referência ao ING Group, uma instituição bancária holandesa, com sede em Amsterdã, capital do país.

Image
Comparação de imagens feita em 14 de novembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Uma nova busca por palavras-chave no Google, dessa vez com menções a eventos na Holanda, levou a um registro ainda mais antigo, de uma publicação no Dumpert, uma rede social holandesa de vídeos, em 6 de julho de 2019. A descrição da publicação, em holandês, afirma: “Também existe carnaval em Urk?”, sugerindo que a cena teria ocorrido no município de Urk, na província de Flevoland, no país europeu.

Nos comentários, alguns usuários também indicam que o conteúdo teria sido registrado no país: “Urk, a aldeia onde todos se relacionam”. Outro usuário, contudo, afirmou que o caso não teria acontecido em Urk, mas em Vragender, mais uma cidade holandesa.

Com base nesses indícios, o AFP Checamos realizou mais duas buscas por palavras-chave em holandês no Google. A primeira delas, utilizando os termos “Carnavalsoptocht” (desfile de carnaval) e “Urk”, não levou a nenhum resultado.

Mas a segunda, com os termos “Carnavalsoptocht” e “Vragender”, levou a uma matéria do portal holandês Elna News, que permitiu dar o contexto original ao caso: o desfile fazia parte de um um festival popular anual que percorre diversos povoados holandeses do município de Oolst Gelre. Naquela ocasião, o desfile ocorreu em Vragender, em 30 de junho de 2019, e falou sobre mudanças climáticas.

Na matéria, nenhuma informação é dada sobre quem seria a pessoa representada pelo carro alegórico, mas o texto é ilustrado por uma imagem do mesmo carro que aparece nas publicações associadas a Massa.

A passagem do carro alegórico que representa um usuário de drogas também foi registrada na mesma data em uma publicação no YouTube sobre o evento holandês.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco