Vídeo de ato a favor de Bolsonaro é de setembro de 2021, não de outubro de 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de outubro de 2023 às 17:04
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Tá loco. A nação tá mais forte! 12-10-2023. Divulguem porque a mídia podre não vai mostrar isto!”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.
A sequência mostra uma multidão vestindo roupas verdes e amarelas, com bandeiras do Brasil e camisetas com slogans de campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como “Deus, Pátria e Família”. Na filmagem, as pessoas levantam os braços enquanto rezam o “Pai Nosso”, guiadas pela voz de um homem que ressoa em um alto-falante e pede que enviem “energia para o nosso presidente”.
Mas, ao contrário do que se lê no vídeo viral, a gravação é de uma manifestação de setembro de 2021.
No conteúdo, é possível observar a marca d’água da plataforma Kwai e a inscrição da conta que o publicou: “@Antonio Santos8606”.
Uma pesquisa no perfil levou ao vídeo original, publicado em 8 de setembro de 2021, às 18h39.
Outros três vídeos (1, 2, 3) também foram publicados pelo mesmo usuário entre 8 e 10 de setembro de 2021, e mostram a mesma manifestação da sequência viral.
Aproximadamente aos oito segundos da gravação, a câmera gira para o lado oposto, exibindo ao longe os pilares vermelhos do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Também é possível observar uma placa que indica a localização da avenida Paulista ao lado de uma marquise vermelha.
Esses mesmos elementos são visíveis próximos ao endereço Av. Paulista, 1707.
Uma busca pelas palavras-chave “manifestação”, “Paulista” e “setembro 2021” levou a notícias sobre o ato a favor de Bolsonaro ocorrido no feriado da Independência do mesmo ano.
De acordo com conteúdos da imprensa (1, 2), cerca de 14 quarteirões foram ocupados por 125 mil pessoas, com uma maior concentração de manifestantes em frente ao Masp e à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Uma segunda pesquisa, dessa vez pelas palavras-chave “manifestação”, “Paulista” e “outubro 2023”, levou a reportagens (1, 2) sobre uma marcha contra o aborto ocorrida em 12 de outubro de 2023.
Vídeos (1, 2) do evento comprovam que não se trata da mesma manifestação — os manifestantes, em sua maioria, estão vestidos de branco e em menor número do que é visto no vídeo viral.