Vídeo de carro sendo incendiado é filmagem de uma série, não ataque terrorista no Reino Unido

Não é verdade que uma gravação de um homem incendiando um carro de polícia mostra um ataque terrorista no Reino Unido em 2023. Desde pelo menos 17 de outubro, o conteúdo foi compartilhado mais de 1,2 mil vezes nas redes sociais como se fosse um registro autêntico de “jihadistas atacando policiais britânicos com coquetel molotov”. Mas a sequência foi feita durante as gravações de uma série televisiva na Irlanda do Norte, como registrado por diversos veículos.

“URGENTE!! Ataque terrorista no Reino Unido! Jihadistas atacam policiais britânicos com coquetel molotov. Um policial ficou ferido por queimaduras”, diz uma das publicações compartilhadas no X (antes Twitter). O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 18 de outubro de uma publicação no Facebook ( .)

O vídeo circula em meio à guerra entre Israel e o grupo islamita palestino Hamas, iniciada em 7 de outubro de 2023 com uma ofensiva do Hamas contra o território israelense. Desde então, o conflito já deixou 1.400 mortos em território israelense e, do lado palestino, ao menos 4.137 pessoas morreram.

Mas a sequência viral não tem relação com esse contexto.

Buscas reversas por fragmentos do vídeo no Google Lens levaram a uma gravação publicada no YouTube em fevereiro de 2020. Essa versão é mais longa que a viralizada. Nela, é possível ver que as pessoas da cena estavam inicialmente paradas, até que uma voz grita “ação”, em inglês. Nos comentários, um dos usuários afirmou que trata-se de uma série de televisão da emissora britânica BBC, chamada “Bloodlands”.

Uma busca pelos termos, em inglês, “bloodlands carro polícia fogo” trouxe como resultado um artigo publicado pelo jornal Irish Mirror, com imagens da sequência, além de dois outros textos de jornais locais (1, 2), a respeito de uma filmagem na Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido.

As reportagens informam que a cena foi filmada em Ballynure Road, na cidade de Ballyclare. Usando o Google Streetview, a AFP pôde identificar o local exato da filmagem. Assim como no vídeo viral, é possível ver uma cerca viva e um poste de luz no lado direito, bem como as árvores do lado esquerdo da rua.

Uma pesquisa pelas palavras-chave “bbc ballyclare bloodlands” no Google também localizou a filmagem gravada de outro ângulo, em um vídeo publicado em 20 de janeiro de 2020 por um grupo local no Facebook. “Tive o prazer de dar as boas-vindas a James Nesbitt [o ator principal da série] e à BBC em Ballyclare hoje. Foi tão emocionante ver os bastidores das filmagens de um drama de primeira classe”, diz a legenda da publicação, em tradução livre do inglês.

A série “Bloodlands” é um drama no qual um detetive policial tenta deter um sequestrador. A cena em questão, na qual policiais são atacados, pode ser vista no primeiro episódio da primeira temporada da série. Uma sinopse desse episódio diz que “dois jovens jogam coquetéis Molotov em uma viatura”. Um trecho da cena também pode ser visto no trailer abaixo.

A AFP tentou entrar em contato com a empresa produtora da série, mas não obteve retorno.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco