Foto antiga de Netanyahu e filho circula em meio ao conflito entre Israel e Hamas em 2023

Uma imagem que mostra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se despedindo de seu filho Avner não tem relação com a guerra iniciada pelo grupo islamita palestino Hamas contra Israel em 2023. Ao contrário do que sugerem publicações compartilhadas desde 11 de outubro, a fotografia data de 2014 — anos antes de Israel mobilizar dezenas de milhares de soldados em resposta a um ataque sangrento do Hamas. Ela foi publicada em uma rede social do político durante a preparação para o início do serviço militar do filho mais novo de Netanyahu.

“O primeiro-ministro de Israel, Netanyahu, envia seu filho para servir o país como soldado”, diz a legenda de publicações no Facebook e no X (antes Twitter).

O conteúdo também circula em inglês.

Image
Captura de tela feita em 13 de outubro de 2023 de uma publicação no X ( .)

A imagem é compartilhada após o início da ofensiva do Hamas a partir da Faixa de Gaza contra Israel em 7 de outubro, que levou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a declarar guerra.

Até o dia 17 do mesmo mês, pelo menos 1.400 pessoas morreram em território israelense. Já na Faixa de Gaza, a resposta de Israel deixou ao menos 3.000 mortos.

Uma busca reversa pela imagem viral no Google revela que o registro foi publicado por veículos locais de Israel (1, 2) em 1º de dezembro de 2014. “Netanyahu despede-se do filho que se junta à FDI [Forças de Defesa de Israel]”, é o título de uma das reportagens, em tradução livre para o português.

Na ocasião, Avner Netanyahu, o filho mais novo do primeiro-ministro de Israel, apresentou-se ao serviço militar na FDI, como é exigido para todos os cidadãos israelenses com 18 anos ou mais, salvo algumas exceções. Segundo uma das reportagens, Avner serviu em uma unidade de inteligência de campo.

O primeiro-ministro publicou a fotografia em sua página no Facebook naquele dia, creditando-a a Kobi Gideon, da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Israel.

Em 30 de novembro de 2017, três anos depois do primeiro registro, Netanyahu publicou novamente a imagem, registrando que o filho completou o serviço militar.

A partida de Avner Netanyahu e as despedidas familiares também foram registradas em vídeo.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam sobre o conflito entre o grupo Hamas e Israel em 2023.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco