Foto mostra Lula com o presidente do Irã em reunião do Brics, e não com o “chefe” do Hamas
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 10 de outubro de 2023 às 21:57
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Tá aí a ratazana com o chefe do Hamas”, diz o texto sobreposto a uma imagem compartilhada no Facebook, no Instagram, no X (antes Twitter), no TikTok e no Kwai.
As publicações circulam no contexto de uma ofensiva surpresa do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
Até o momento da publicação desta matéria, cerca de 3 mil pessoas foram mortas — 900 em território isralense, 687 do lado palestino e 1.500 que seriam integrantes do Hamas. Além disso, mais de 187.500 estão deslocadas por conta dos conflitos na Faixa de Gaza.
Contudo, o homem que aparece ao lado de Lula na foto viral não é o “chefe” do Hamas, e sim o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, considerado a segunda maior autoridade iraniana depois do aiatolá Ali Khamenei, guia supremo do país.
Por meio de uma busca reversa, o AFP Checamos localizou a foto original em uma publicação de Lula de 24 de agosto de 2023. Na legenda, o mandatário disse que aquele era o primeiro encontro com Raisi e destacou a parceria comercial entre os países.
Pela primeira vez me reuni com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, um dos países que ingressa no Brics a partir de 2024. O Irã foi o maior importador de produtos brasileiros no Oriente Médio em 2022, com quase 4,3 bilhões de dólares em produtos, e deve continuar sendo um parceiro… pic.twitter.com/fWnol1gmlu
— Lula (@LulaOficial) August 24, 2023
Na ocasião, Lula participava da cúpula do Brics e se reuniu com o presidente iraniano após a oficialização da entrada do país do Oriente Médio no bloco.
Irã e Hamas
O Irã tem uma ligação histórica com o Hamas e a ofensiva do movimento foi elogiada por um assessor militar do líder supremo e pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país.
Ali Khamenei, entretanto, negou que o país esteja envolvido e o vice-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jon Finer, afirmou no último dia 9 de outubro que não há “informações diretas” sobre a ligação do Irã com o ataque.
Após a recente ofensiva, o líder do Hamas, Ismaïl Haniyeh, divulgou um vídeo, gravado no Catar, afirmando que o grupo está “à beira de uma grande vitória”.