Vídeo não mostra Lula sendo vaiado por torcedores do Vasco em 27 de fevereiro de 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 2 de março de 2023 às 20:48
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência em que torcedores insultam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi gravada durante uma partida de futebol do time carioca Vasco da Gama em 27 de fevereiro de 2023, como alegam publicações compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais desde o dia 28 do mesmo mês. Segundo as mensagens, as ofensas teriam ocorrido devido à presença de Lula e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), no estádio. Mas a mesma gravação circulou em 28 de outubro de 2022, depois de uma partida do time. Não há evidências de que Lula estivesse no local no dia do episódio.

“Eduardo Paes levou o Lula ontem no jogo do Vasco e olha a recepção que a torcida do Vasco fez”, diz uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook, no Instagram, no Twitter e no TikTok.

As publicações começaram a circular em 28 de fevereiro, um dia depois da partida entre Vasco e Boavista pelo Campeonato Carioca no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Na sequência, é possível ouvir torcedores gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Image
Captura de tela feita em 1º de março de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

No entanto, a sequência não foi registrada durante o jogo do dia 27 de fevereiro.

Uma busca reversa mostrou que o mesmo vídeo já havia sido publicado no Twitter em 28 de outubro de 2022. Um dia antes, o Vasco havia enfrentado o Sampaio Corrêa em uma partida pela Série B do Campeonato Brasileiro, também em São Januário.

De fato, nessa data, o portal de notícias Metrópoles reportou que os torcedores brigaram por discordâncias políticas durante o jogo.

Segundo a matéria, o senador Flávio Bolsonaro (PL) estava presente no estádio, o que teria motivado manifestações favoráveis a seu pai e então presidente, Jair Bolsonaro (PL), desencadeando discussões com apoiadores de Lula.

Outros registros publicados nas redes em outubro de 2022 indicam que realmente houve uma confusão por discordância política nessa data, durante a qual foram registrados gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

Mas não há evidências de que Lula estivesse no local, como asseguram as publicações viralizadas.

O jogo aconteceu no dia do aniversário do petista e na véspera de um debate na Rede Globo, o último antes do segundo turno das eleições. Segundo notas publicadas na imprensa, Lula passou seu aniversário com a família, se preparando para o debate.

Em outubro de 2022, o vídeo também foi checado pelo Projeto Comprova. Na época, as assessorias de Lula e Eduardo Paes negaram que os políticos estivessem no estádio.

Em 27 de fevereiro de 2023, data em que o vídeo teria sido gravado, segundo as publicações atuais, Lula nem sequer esteve no Rio de Janeiro. Conforme consta em sua agenda oficial, o presidente teve uma reunião às 18h em Brasília, uma hora e meia antes da partida na cidade do Rio.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco