Sequência de alagamento no Beira-Rio não é de setembro de 2023; imagens circulam desde 2022

  • Publicado em 4 de outubro de 2023 às 21:28
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em setembro de 2023, o centro de treinamento do Sport Club Internacional, em Porto Alegre, ficou alagado depois de uma cheia no rio Guaíba, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Nesse contexto, um vídeo de uma inundação nos arredores do estádio Beira-Rio circula como se tivesse sido gravado na mesma ocasião, em publicações visualizadas mais de 50 mil vezes nas redes sociais. Mas as imagens circulam pelo menos desde janeiro de 2022, quando um temporal também atingiu Porto Alegre.

“A capital gaúcha enfrenta grande caos devido aos alagamentos veja o vídeo a seguir gravado hoje em frente ao estádio Beira Rio”, afirma uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no X (antes Twitter) e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 2 de outubro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

As mensagens acompanham uma gravação que mostra pessoas empurrando um carro enguiçado em meio a um alagamento nos arredores do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Alguns usuários questionam, ainda, se isso poderia inviabilizar a realização da partida entre Internacional e Fluminense, pelas semifinais da Copa Libertadores da América, marcada para ocorrer no Beira-Rio, em 4 de outubro de 2023.

Em setembro de 2023, o sul do país foi atingido por um ciclone que provocou destruição em inúmeros pontos da região. No final do mês, uma chuva intensa causou também alagamentos na capital gaúcha, após o rio Guaíba subir e transbordar água de suas comportas. De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio atingiu 3,17 metros, o mais alto desde 1941, quando foi registrada a maior enchente em Porto Alegre.

De fato, em setembro, um dos pontos afetados (1, 2, 3) foi o CT Parque Gigante, um dos centros de treinamento do Internacional, localizado às margens do rio Guaíba.

Mas a sequência que mostra o alagamento no estádio Beira-Rio não foi registrada na mesma data, como afirmam os usuários.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a publicações (1, 2) que compartilharam o mesmo conteúdo em 27 de janeiro de 2022.

Uma nova pesquisa, dessa vez por palavras-chave, filtrando pela mesma data, levou a reportagens (1, 2, 3) sobre o temporal que atingiu Porto Alegre no dia 26 de janeiro daquele ano. De acordo com as matérias, a chuva ocorreu após uma onda de calor que durou duas semanas e provocou inundações que afetaram ao menos 18 bairros da capital.

Segundo Alexandre Dornelles, vice-presidente do Sport Club Internacional, o próprio clube considerou treinar no estádio Beira-Rio após a recente cheia no rio Guaíba caso os campos do CT ainda estivessem alagados.

O AFP Checamos já verificou outras alegações (1, 2) sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco