Sequência de alagamento no Beira-Rio não é de setembro de 2023; imagens circulam desde 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de outubro de 2023 às 21:28
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A capital gaúcha enfrenta grande caos devido aos alagamentos veja o vídeo a seguir gravado hoje em frente ao estádio Beira Rio”, afirma uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no TikTok, no X (antes Twitter) e no YouTube.
As mensagens acompanham uma gravação que mostra pessoas empurrando um carro enguiçado em meio a um alagamento nos arredores do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Alguns usuários questionam, ainda, se isso poderia inviabilizar a realização da partida entre Internacional e Fluminense, pelas semifinais da Copa Libertadores da América, marcada para ocorrer no Beira-Rio, em 4 de outubro de 2023.
Em setembro de 2023, o sul do país foi atingido por um ciclone que provocou destruição em inúmeros pontos da região. No final do mês, uma chuva intensa causou também alagamentos na capital gaúcha, após o rio Guaíba subir e transbordar água de suas comportas. De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio atingiu 3,17 metros, o mais alto desde 1941, quando foi registrada a maior enchente em Porto Alegre.
De fato, em setembro, um dos pontos afetados (1, 2, 3) foi o CT Parque Gigante, um dos centros de treinamento do Internacional, localizado às margens do rio Guaíba.
Mas a sequência que mostra o alagamento no estádio Beira-Rio não foi registrada na mesma data, como afirmam os usuários.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a publicações (1, 2) que compartilharam o mesmo conteúdo em 27 de janeiro de 2022.
Uma nova pesquisa, dessa vez por palavras-chave, filtrando pela mesma data, levou a reportagens (1, 2, 3) sobre o temporal que atingiu Porto Alegre no dia 26 de janeiro daquele ano. De acordo com as matérias, a chuva ocorreu após uma onda de calor que durou duas semanas e provocou inundações que afetaram ao menos 18 bairros da capital.
Segundo Alexandre Dornelles, vice-presidente do Sport Club Internacional, o próprio clube considerou treinar no estádio Beira-Rio após a recente cheia no rio Guaíba caso os campos do CT ainda estivessem alagados.
O AFP Checamos já verificou outras alegações (1, 2) sobre as enchentes no Rio Grande do Sul.
Referências
- Matéria sobre o nível do rio Guaíba em setembro de 2023
- Publicações com o vídeo viralizado em 27 de janeiro de 2022 (1, 2)
- Reportagens sobre o temporal em Porto Alegre em janeiro de 2022 (1, 2, 3)
- Declaração do vice-presidente do Sport Club Internacional