Não é verdade que foi construído em Abu Dhabi um templo para uma “única religião mundial”

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 4 de outubro de 2023 às 20:23
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em fevereiro de 2023, foi inaugurado em Abu Dhabi o complexo inter-religioso “Casa da Família Abraâmica”, em tradução livre. Desde então, publicações compartilhadas mais de 5,5 mil vezes nas redes sociais alegam que o local seria a sede de uma “única religião mundial”, que uniria o catolicismo, o islamismo e o judaísmo em uma só fé. Mas isso é falso: a Casa da Família Abraâmica não é a sede de uma nova religião, e sim um espaço que busca simbolizar a coexistência pacífica entre diferentes crenças, abrigando uma igreja, uma mesquita e uma sinagoga.

“Uma nova religião mundial está sendo criada enquanto você dorme. Isso daqui já está sendo construído, tá bom? Estão tendo até reuniões para construir isso. Catolicismo, islamismo e judaísmo reunidos em uma única religião mundial, onde ela dita tudo o que vai acontecer nesse mundo. (...). Já está sendo construído lá em uma ilha em Abu Dhabi esse templo”, diz um vídeo compartilhado no TikTok. O mesmo conteúdo circula no Instagram e no Facebook, assim como no X (antes Twitter) desde 2021.

Alegações semelhantes circulam em inglês, citando uma suposta “one world religion” (religião mundial única, em tradução livre).

Image
Captura de tela feita em 4 de outubro de 2023 de uma publicação no TikTok ( .)

Diversas outras alegações similares circulam com a mesma foto do suposto templo, afirmando que ele ficaria localizado na cidade de Dubai.

Uma busca reversa pela imagem da construção em uma das publicações virais levou a diversas matérias a respeito do local (1, 2), chamado Casa da Família Abraâmica, em português. O espaço foi inaugurado em 17 de fevereiro de 2023.

Desenvolvido pelo escritório de arquitetura Adjaye Associates, de David Adjaye, o projeto fica localizado na ilha de Saadiyat em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Em nenhuma das reportagens, porém, é citado que local servirá como templo para uma única religião.

No site do escritório de arquitetura, o projeto é descrito como uma “coleção de três espaços religiosos: uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja (...). A casa servirá como uma comunidade para troca e diálogo inter-religioso, nutrindo os valores de coexistência pacífica e aceitação entre diferentes crenças, nacionalidades e culturas”.

Em resposta à AFP em 26 de setembro de 2023, a equipe de mídia da Casa da Família Abraâmica reforçou que o objetivo do projeto é fornecer um espaço próprio a cada uma das três religiões representadas, estimulando a convivência entre as diferentes fés.

“As três Casas de Adoração [mesquita, sinagoga e igreja] separadas permitem que cada fé tenha o seu próprio edifício para praticar a sua fé e cerimônias religiosas. (...) Este é um lugar onde as pessoas podem aprender sobre o que torna cada fé única. As Casas de Adoração compartilham um jardim no centro: um espaço de encontro. Existe também um Fórum onde membros de diversas comunidades religiosas e visitantes de todas as crenças podem participar em um diálogo aberto, trocando conhecimento e partilhando experiências”, explicou a equipe.

A Casa da Família Abraâmica também pontuou que o projeto “incorpora a diversidade de Abu Dhabi e dos Emirados Árabes Unidos, que abrigam mais de 200 nacionalidades”.

Única religião mundial?

Em uma das mensagens compartilhadas no X, afirma-se que a Casa da Família Abraâmica seria o templo da nova religião única mundial, “chrislam”, ou “crislam”.

A teoria de que o cristianismo e o islamismo se fundiriam em uma única religião mundial, “crislam”, circula desde 2022 e já foi desmentida pelo AFP Checamos.

As alegações a respeito do “crislam” têm como origem o Documento sobre a Fraternidade Humana, firmado pelo grande imã sunita do instituto egípcio Al Azhar — Sheikh Ahmed al-Tayeb — e pelo papa Francisco em 4 de fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, durante a primeira visita de um sumo pontífice à Península Arábica. O documento, porém, não faz menção nenhuma ao “Crislam”.

O site do órgão oficial de comunicação do Vaticano, o Vatican News, também publicou uma notícia desmentindo a suposta criação do “crislam”.

O Documento sobre a Fraternidade Humana foi também a inspiração para a Casa da Família Abraâmica, como explicado pela equipe de mídia do projeto à AFP e por uma notícia publicada pelo Vatican News.

No texto,o órgão de comunicação oficial do Vaticano ressalta que a Casa da Família Abraâmica visa encorajar os valores do respeito recíproco e da convivência pacífica, “enquanto que o caráter único de cada fé é preservado”.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco