Vídeo de pessoas resgatadas de enchente em uma carregadeira foi gravado na China, não no RS
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de setembro de 2023 às 21:29
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Rio Grande do Sul”, “Essa foi uma das cenas mais fortes que já vi”, lê-se em um vídeo compartilhado no Facebook. O conteúdo circula também no TikTok e no X (antes Twitter).
A sequência circula após a destruição provocada por um ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul em 4 de setembro.
O conteúdo viral, porém, não tem relação com esse cenário.
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no motor Yandex levou a uma publicação na rede social Gab, feita em 2 de agosto deste ano, cerca de um mês antes do ciclone no estado gaúcho. A publicação contém uma outra versão do vídeo viral, com a legenda em inglês: “Um homem chinês usou uma escavadeira contra a correnteza para resgatar uma família presa em um telhado durante a enchente em Pequim. Respeito!”.
No mês de agosto, Pequim foi atingida pela tempestade Doksuri, que chegou a ser classificada como um supertufão. O evento climático causou destruição e inundações na região.
Uma busca pelas palavras-chave, em inglês, “Doksuri”, “resgate” e “família” localizou o mesmo momento do vídeo viral publicado pela CNN em 2 de agosto de 2023. “Família presa pelas enchentes do tufão é resgatada em tentativa ousada”, diz o título do vídeo publicado pela emissora.
O momento também foi compartilhado no canal oficial da CNN no Facebook.
“Um homem corajoso em Pequim resgatou essa família presa em um telhado. (...) O homem, dirigindo uma carregadeira, conduziu dois adultos e uma criança até um lugar seguro após chuvas intensas causadas pelo tufão Doksuri”, diz a narração do vídeo publicado pela CNN.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.