Vídeo de 2022 é falsamente associado a protesto de caminhoneiros contra Lula em 7 de setembro

  • Publicado em 8 de setembro de 2023 às 22:05
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo de caminhões com bandeiras do Brasil não mostra um protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as comemorações do dia 7 de setembro de 2023, ao contrário do que dizem postagens compartilhadas mais de 7,5 mil vezes nas redes sociais. Na verdade, notícias da imprensa e publicações nas redes sociais mostram que o registro foi feito em novembro de 2022, momento em que apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram contra a sua derrota nas eleições presidenciais.

“#ForaLula 7 de setembro. Caminhoneiros chegam em Brasília nesse exato momento”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook, no TikTok e no Kwai. A sequência mostra caminhões com bandeiras do Brasil atravessando uma barreira da polícia em uma estrada.

No vídeo, também é possível ouvir uma mulher dizendo: “No QG do Exército e os caminhões estão chegando aqui agora”.

As publicações começaram a circular durante as comemorações do Dia da Independência em Brasília.

Image
Captura de tela feita em 8 de setembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Contudo, o vídeo viral foi gravado em novembro de 2022, quando apoiadores de Bolsonaro estavam fechando estradas em protesto contra a sua derrota nas eleições.

O registro dos caminhões já havia sido associado a um suposto protesto contra o julgamento que declarou a inelegibilidade de Bolsonaro, o que foi verificado pelo AFP Checamos.

Na sequência, é possível ver o logo da empresa Agritex em alguns dos caminhões. Como mostrado anteriormente pela AFP, a empresa é citada em uma matéria da Folha de S.Paulo que noticiou em novembro de 2022 que mais de 70 caminhões com bandeiras do Brasil haviam chegado a Brasília entre os dias 6 e 7 daquele mês para participar dos protestos.

Por meio de uma busca no X (antes Twitter) por postagens contendo as palavras-chave “caminhoneiros” e “Brasília” feitas nos dias 6 e 7 de novembro de 2022, a AFP localizou o vídeo original em uma publicação de 6 de novembro de 2022.

Image
Captura de tela feita em 8 de setembro de 2023 de uma publicação no X de novembro de 2022 ( .)
Image
Captura de tela feita em 8 de setembro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

 

 

Na publicação original, também é possível ouvir o áudio completo, com a data de gravação do vídeo, informação que foi cortada do vídeo viral. “Hoje, dia 6 de novembro aqui em Brasília, no QG do Exército, e os caminhões estão chegando aqui agora”, diz uma mulher.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco