Vídeo de novembro de 2022 é falsamente associado a protesto contra a inelegibilidade de Bolsonaro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 4 de julho de 2023 às 15:06
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Bolsonaro INELEGÍVEL!?? A coisa começou irmãos patriotas”, diz o texto sobreposto ao vídeo que circula no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai. A sequência mostra caminhões com bandeiras do Brasil atravessando uma barreira da polícia em uma estrada.
As publicações começaram a circular depois que o Tribunal Superior Eleitoral condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político, deixando-o inelegível por oito anos.
Contudo, o vídeo viral foi registrado antes do julgamento de Bolsonaro.
Na sequência viral é possível ver o logo das empresas Agritex e Rezende em alguns dos caminhões.
Por meio de uma busca pelo nome das empresas, o AFP Checamos localizou notícias de novembro de 2022, quando apoiadores de Bolsonaro estavam fechando estradas em protesto contra a sua derrota nas eleições.
Na época, a Folha de S.Paulo noticiou que mais de 70 caminhões com bandeiras do Brasil haviam chegado a Brasília entre 6 e 7 de novembro para participar das manifestações. Segundo a matéria, que cita a Agritex, a ação foi organizada por empresários do Mato Grosso.
Uma publicação encontrada no Twitter mostra o mesmo momento a partir de um ângulo diferente. No vídeo, publicado em 6 de novembro, é possível ver os caminhões passando por barricadas da polícia em meio aos gritos de apoiadores do ex-mandatário.
Em 12 de novembro de 2022, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes bloqueou as contas de 43 empresas suspeitas de financiar as manifestações, entre elas a Agritex e a Rezende.