Este prédio em chamas é um correio nas Filipinas, não uma biblioteca na França
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 7 de julho de 2023 às 22:52
- Atualizado em 12 de julho de 2023 às 20:34
- 5 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os manifestantes destruíram a maior biblioteca da França com fogo. A Biblioteca Alcazar em Marselha incluía um arquivo de um milhão de documentos raros e históricos”, asseguram usuários ao compartilhar o vídeo no Facebook, no Kwai, no Twitter e no Telegram.
Alegações semelhantes são compartilhadas em alemão, espanhol, inglês e polonês.
A morte de Nahel M, de 17 anos, em 27 de junho de 2023, gerou protestos em várias cidades francesas. O jovem, cuja família vem da Argélia, foi baleado à queima-roupa por um policial após se recusar a obedecer a um controle de trânsito da polícia em Nanterre. Este incidente reabriu o debate sobre o racismo policial.
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para os "profundos" problemas de "racismo e discriminação racial" entre as forças de segurança francesas.
A AFP cobriu os incidentes e registrou várias imagens e vídeos de prédios e objetos incendiados durante os protestos, mas nenhuma das cenas registradas corresponde à veiculada nas redes sociais.
Incêndio em agência dos correios nas Filipinas
Uma busca reversa por trechos da gravação viralizada no Google levou a vídeos publicados pela imprensa internacional no YouTube (1, 2) relacionados a um incêndio em uma agência de correios na cidade de Manila, Filipinas, em 22 de maio de 2023.
As imagens mostram o mesmo prédio em chamas, mas sob um ângulo diferente.
De acordo com informações da imprensa local, o incidente deixou 18 feridos e foi extinto após 30 horas de trabalho. As autoridades filipinas abriram uma investigação para determinar a causa do incêndio.
No dia do ocorrido, a AFP capturou uma fotografia do prédio:
No dia seguinte ao incidente, o Gabinete de Informação Pública de Manila publicou no Facebook imagens do local, que são semelhantes às vistas no vídeo viral.
Ao mapear a área com o Google Maps, a AFP verificou que o vídeo foi gravado de um prédio próximo, de onde é possível ver os fundos dos correios.
O escritório é próximo ao rio Pasig e fica ao lado de um edifício com um letreiro azul, que corresponde ao banco OverseasFilipino.
Incidente na biblioteca de Marselha
Algumas publicações asseguram que a sequência de imagens corresponde ao incêndio na Biblioteca de Alcázar, em Marselha, que seria a maior da França.
O edifício sofreu um ataque que afetou sua fachada em 29 de junho de 2023, mas as imagens que viralizaram nas redes não correspondem a este caso. A biblioteca reabriu as portas ao público no último dia 4 de julho.
A prefeita do 1º Distrito de Marselha, Sophie Camard, informou em sua conta no Twitter que os bombeiros e as equipes de limpeza estavam trabalhando para restabelecer a ordem no prédio, após o incidente.
Tournée ce matin en centre-ville. Discussion avec les pompiers et les équipes de nettoyage à l’œuvre. La régie de la Ville est intervenue pour protéger la bibliothèque ravagée.
— Sophie Camard (@SophieCamard) June 30, 2023
Bris de verre partout. Tout le monde est hébété. pic.twitter.com/XIH3QDvjUv
Através do Google Maps, a AFP fez uma busca pela Biblioteca de Alcázar para compará-la com a estrutura que aparece na sequência e verificou que os edifícios são distintos.
A afirmação de que a Biblioteca de Alcázar de Marselha é a maior da França também é falsa. Seu fundo documental é muito menor que o da Biblioteca Nacional da França (BnF), uma das maiores do mundo e que em 2022 reunía 16 milhões de livros e coleções, bem como estampas e fotografias.
Marselha conta com uma rede de oito bibliotecas e midiatecas municipais, sendo que a mais importante delas é, de fato, a de Alcázar. Esses estabelecimentos formam a Biblioteca Municipal com Vocação Regional, com coleções compostas por mais de um milhão de documentos, incluídos textos, vídeos, imagens e partituras, entre outros.
O Checamos já verificou outras peças de desinformação relacionadas com os protestos na França.
Referências
- Publicações na imprensa com o vídeo do incêndio em Manila (1, 2)
- Foto dos Correios no Facebook
- Tuíte publicado em 2023 pela prefeita de Marselha
12 de julho de 2023 Acrescenta foto de protesto em Nanterre.