Este prédio em chamas é um correio nas Filipinas, não uma biblioteca na França

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 7 de julho de 2023 às 22:52
  • Atualizado em 12 de julho de 2023 às 20:34
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Em 27 de junho de 2023, um jovem de 17 anos foi morto a tiros por um policial durante uma blitz de trânsito em Nanterre, nos arredores de Paris, provocando protestos em várias cidades da França. Nesse contexto, o vídeo de um prédio em chamas tem sido associado às manifestações no país e compartilhado centenas de vezes nas redes sociais desde 6 de julho de 2023. Na verdade, a gravação corresponde ao incêndio no Correio Central de Manila, nas Filipinas, ocorrido em 22 de maio de 2023.

“Os manifestantes destruíram a maior biblioteca da França com fogo. A Biblioteca Alcazar em Marselha incluía um arquivo de um milhão de documentos raros e históricos”, asseguram usuários ao compartilhar o vídeo no Facebook, no Kwai, no Twitter e no Telegram.

Image
Captura de tela feita em 7 de julho de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Alegações semelhantes são compartilhadas em alemão, espanhol, inglês e polonês.

A morte de Nahel M, de 17 anos, em 27 de junho de 2023, gerou protestos em várias cidades francesas. O jovem, cuja família vem da Argélia, foi baleado à queima-roupa por um policial após se recusar a obedecer a um controle de trânsito da polícia em Nanterre. Este incidente reabriu o debate sobre o racismo policial.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para os "profundos" problemas de "racismo e discriminação racial" entre as forças de segurança francesas.

A AFP cobriu os incidentes e registrou várias imagens e vídeos de prédios e objetos incendiados durante os protestos, mas nenhuma das cenas registradas corresponde à veiculada nas redes sociais.

Image
Um carro em chamas em uma rua de Nanterre, nos arredores de Paris, em 29 de junho de 2023, durante protestos contra a morte de um jovem baleado pela polícia ( AFP / Zakaria Abdelkafi)

Incêndio em agência dos correios nas Filipinas

Uma busca reversa por trechos da gravação viralizada no Google levou a vídeos publicados pela imprensa internacional no YouTube (1, 2) relacionados a um incêndio em uma agência de correios na cidade de Manila, Filipinas, em 22 de maio de 2023.

As imagens mostram o mesmo prédio em chamas, mas sob um ângulo diferente.

Image
Comparação feita em 7 de julho de 2023 entre capturas de tela de um tuíte viral (I) e um vídeo do YouTube sobre o incêndio em Manila, Filipinas ( .)

De acordo com informações da imprensa local, o incidente deixou 18 feridos e foi extinto após 30 horas de trabalho. As autoridades filipinas abriram uma investigação para determinar a causa do incêndio.

No dia do ocorrido, a AFP capturou uma fotografia do prédio:

Image
Bombeiros apagam um incêndio no prédio dos correios de Manila em 22 de maio de 2023 ( AFP / STR)

No dia seguinte ao incidente, o Gabinete de Informação Pública de Manila publicou no Facebook imagens do local, que são semelhantes às vistas no vídeo viral.

Ao mapear a área com o Google Maps, a AFP verificou que o vídeo foi gravado de um prédio próximo, de onde é possível ver os fundos dos correios.

O escritório é próximo ao rio Pasig e fica ao lado de um edifício com um letreiro azul, que corresponde ao banco OverseasFilipino.

Image
Comparação feita em 7 de julho de 2023 entre capturas de tela de um tuíte viral (I) e o Google Street View ( .)

Incidente na biblioteca de Marselha

Algumas publicações asseguram que a sequência de imagens corresponde ao incêndio na Biblioteca de Alcázar, em Marselha, que seria a maior da França.

O edifício sofreu um ataque que afetou sua fachada em 29 de junho de 2023, mas as imagens que viralizaram nas redes não correspondem a este caso. A biblioteca reabriu as portas ao público no último dia 4 de julho.

A prefeita do 1º Distrito de Marselha, Sophie Camard, informou em sua conta no Twitter que os bombeiros e as equipes de limpeza estavam trabalhando para restabelecer a ordem no prédio, após o incidente.

Através do Google Maps, a AFP fez uma busca pela Biblioteca de Alcázar para compará-la com a estrutura que aparece na sequência e verificou que os edifícios são distintos.

A afirmação de que a Biblioteca de Alcázar de Marselha é a maior da França também é falsa. Seu fundo documental é muito menor que o da Biblioteca Nacional da França (BnF), uma das maiores do mundo e que em 2022 reunía 16 milhões de livros e coleções, bem como estampas e fotografias.

Marselha conta com uma rede de oito bibliotecas e midiatecas municipais, sendo que a mais importante delas é, de fato, a de Alcázar. Esses estabelecimentos formam a Biblioteca Municipal com Vocação Regional, com coleções compostas por mais de um milhão de documentos, incluídos textos, vídeos, imagens e partituras, entre outros.

O Checamos já verificou outras peças de desinformação relacionadas com os protestos na França.

Referências

12 de julho de 2023 Acrescenta foto de protesto em Nanterre.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco