Usuários deturpam vídeo do encontro entre Lacalle e Otárola em Brasília em maio de 2023

Um vídeo em que o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, é visto passando pelo presidente do Conselho de Ministros do Peru, Alberto Otárola, foi retirado de contexto. Publicações que afirmam que o uruguaio “não quis cumprimentar” seu colega peruano foram visualizadas mais de 4 mil vezes nas redes sociais desde 31 de maio de 2023. Mas registros anteriores à cena mostram que os dois políticos conversaram e Otárola tuitou uma foto na qual eles aparecem de mãos dadas.

“O presidente do Uruguai, Lacalle, não quis cumprimentar o primeiro-ministro do Peru, Otárola, durante a cúpula de chefes de Estado da UNASUL na terça-feira, em claro repúdio ao governo de Dina Boluarte”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter, no Kwai, no Telegram e no Facebook.

O conteúdo também foi difundido pelo ex-presidente peruano Pedro Castillo e replicado por outros usuários em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 6 de junho de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Em 30 de maio de 2023, os presidentes e representantes de países da América do Sul se reuniram pela primeira vez em quase uma década para discutir projetos de cooperação e tentar resgatar a integração regional. No encontro, houve divergências em relação à Venezuela: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi criticado por Lacalle Pou após ter afirmado que as denúncias de autoritarismo envolvendo o governo venezuelano são uma “narrativa”.

No entanto, o chefe de Estado uruguaio não ignorou o representante do Peru, Alberto Otárola, como alegam usuários. O vídeo que circula vinculado a essa afirmação está descontextualizado.

O contexto do vídeo

Uma busca na seção de vídeos no Google levou a uma gravação do encontro em Brasília publicada pela CNN. No minuto 4:29 pode-se observar a mesma sequência viralizada, mas com uma maior duração, de Lacalle passando por Otárola.

Segundos antes, vê-se que ambos os mandatários estavam lado a lado. Após posarem para a foto oficial, na qual todos os líderes aparecem à frente de suas respectivas bandeiras, eles deram as mãos, as ergueram e deixaram o local. Lacalle se retirou primeiro; em seguida, Otárola é visto junto ao presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez.

Uma busca reversa por um dos fotogramas da reportagem, obtido por meio da ferramenta InVid-WeVerify*, levou a um vídeo publicado no canal do YouTube do presidente Lula no qual se pode observar, a partir dos 10 segundos, como Lacalle interagia com Otárola.

A AFP também registrou esse momento:

Image
Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou (E), conversa com o primeiro-ministro do Peru, Alberto Otárola, antes da foto oficial no Palácio do Itamaraty em Brasília, em 30 de maio de 2023 ( AFP / Evaristo Sa)

Após as publicações virais, o primeiro-ministro peruano tuitou a foto oficial dos líderes, na qual ele e Lacalle aparecem de mãos dadas para o alto.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco