Moto dourada não foi dada a Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita; dono publica registros desde 2018

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 17 de maio de 2023 às 22:38
  • Atualizado em 25 de maio de 2023 às 22:14
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A moto dourada que aparece em um vídeo viral não foi um presente do rei da Arábia Saudita a Cristiano Ronaldo, que joga no país pelo Al-Nassr. A inscrição de uma conta no Instagram na bandeira posicionada atrás da motocicleta permitiu encontrar o verdadeiro dono, que participa de competições com seu veículo e publica registros desde 2018. Neles, é possível identificar símbolos comuns aos da gravação reproduzida mais de duas milhões de vezes nas redes sociais, como a placa e o nome “The Storm”.

“O Presente que o Jogador Cristiano Ronaldo ganhou do Sheik da arábia Saudita uma moto de ouro”, diz a legenda do vídeo, compartilhado no TikTok, no Instagram, no Twitter, no Kwai, no Telegram, no Helo e no Facebook.

O conteúdo também circula em árabe, em espanhol, em francês e em inglês.

Image
Captura de tela feita em 17 de maio de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Cristiano Ronaldo assinou com o Al-Nassr em dezembro de 2022 e fez sua estreia oficial pelo clube saudita em janeiro seguinte. Mas a bandeira do país e a moto dourada que aparecem no vídeo viral não pertencem a ele.

Buscas nas redes sociais

Ao final da gravação, é possível ver o identificador de uma conta no Instagram no canto superior esquerdo da bandeira da Arábia Saudita. Uma pesquisa pelo nome levou ao perfil de Faisal Abu Sara.

Em sua descrição há o nome “The Storm Bike”, que também aparece em registros publicados desde 2018. Tanto esse nome quanto a placa da moto publicada por Faisal coincidem com as que são vistas nas redes.

Image
Comparação feita em 17 de maio de 2023 de símbolos em registros publicados por Faisal Abu Sara (E) e vistos na gravação viral ( .)

Esses símbolos também podem ser vistos em páginas especializadas, que creditaram a customização a Faisal (1, 2).

Contatado pelo AFP Checamos no Instagram, ele disse em 22 de maio de 2023 que tem a moto há oito anos e que ela não tem nenhuma relação com Cristiano Ronaldo.

Faisal registra sua participação em diversas competições com a moto. Em um vídeo publicado por blogueiros do meio em dezembro de 2018, ele se apresenta, fala sobre o processo de criação da moto e sobre as disputas que participa:

“Sou da Arábia Saudita, viemos aqui para uma competição de motos. Eu construí essa moto, esse tipo de Hayabusa Suzuki, construímos por conta própria. Ela é toda revestida de ouro, 24 quilates (...), toda customizada e feita à mão. A gente já conquistou muitos troféus, consegui muitas coisas, como primeiro lugar”.

Em outra gravação desse momento, a moto aparece com os mesmos símbolos. Atrás dela, há uma bandeira preta com uma inscrição da conta no Instagram de seu dono e o nome “The Storm”. O mesmo nome e logo aparecem no colete usado por Faisal.

Com a repercussão do vídeo de sua moto ao redor do mundo, Faisal compartilhou em seus stories no Instagram, em 15 de maio de 2023, a publicação de um site de verificação saudita desmentindo a alegação de que aquele seria um presente do rei da Arábia Saudita a Cristiano Ronaldo.

Um usuário marcou o perfil de Faisal e comentou, em tradução livre do árabe: “As pessoas não têm consciência. (...) Eu conheço o dono da moto, e ele é uma pessoa respeitável”.

No artigo completo há destaque para uma sequência no Twitter, publicada em janeiro de 2019, onde todo o processo de estilização da moto é descrito. No final, há um agradecimento a Faisal, que tem sua conta no Instagram divulgada.

A equipe de verificação digital da AFP entrou em contato com Faisal Abu Sara para saber mais detalhes sobre o veículo, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Referências:

25 de maio de 2023 Acrescenta resposta do dono da moto

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco