Vídeo de Bolsonaro na praia foi registrado em março de 2022, e não em maio de 2023
Em 1º de março de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passeou em uma praia do litoral sul de São Paulo, onde encontrou apoiadores. O registro do momento, no entanto, voltou a ser compartilhado nas redes sociais com a alegação de que o passeio aconteceu no último dia 13 de maio de 2023 no Rio de Janeiro. Mas o AFP Checamos localizou uma gravação semelhante ao viral publicada no perfil oficial de Bolsonaro, além de matérias da imprensa que mostram que a visita à praia ocorreu em março do ano passado.
“Bolsonaro resolveu ir na praia no Rio de Janeiro 13/05/2023”, diz a legenda de um vídeo compartilhado mais de 21 mil vezes no Facebook, no Instagram, no Kwai, no TikTok e no Twitter. Na sequência, é possível ver o ex-presidente Bolsonaro caminhando entre apoiadores em uma praia.

Contudo, por meio de uma pesquisa por palavras-chave no Google e no Twitter, o AFP Checamos localizou outras postagens, com data de março de 2022, que mostram o mesmo momento compartilhado no vídeo viral.
Os vídeos foram gravados em ângulos distintos, porém é possível identificar alguns dos mesmos apoiadores e o ex-presidente Bolsonaro vestindo a mesma camiseta branca com um “X” azul nas costas.
As postagens afirmam que as imagens teriam sido feitas no litoral de São Paulo, e não no Rio de Janeiro, como alegam as mensagens viralizadas neste mês de maio.
Buscas por essa localização e período de tempo levaram a registros na imprensa demonstrando que o então presidente realmente esteve hospedado nessa região entre 26 de fevereiro e 2 de março de 2022, quando passou pelas cidades de Guarujá, São Vicente e Praia Grande.
Em 1º de março daquele ano, o perfil oficial de Bolsonaro no Twitter compartilhou uma sequência muito semelhante à agora novamente viralizada nas redes. O ex-presidente também fez uma transmissão ao vivo de sua ida à praia em sua conta no Facebook.


Referências
- Vídeo da visita à praia publicado no perfil de Jair Bolsonaro no Twitter em 1º de março de 2022
- Matéria do Correio Braziliense de 1º de março de 2022
- Vídeo publicado por apoiador em março de 2022 no Facebook
- Vídeo publicado por apoiador em março de 2022 no Twitter
- Transmissão ao vivo feita no perfil de Bolsonaro no Facebook em 1º de março de 2022