Janja não disse que “compra em libra” enquanto Michelle “fala em Libras”; frase é de perfil satírico
- Este artigo tem mais de dois anos.
- Publicado em 16 de maio de 2023 às 17:01
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Janja diz que ‘enquanto Michelle Bolsonaro fala em libras, ela faz compra em libra’”, alegam publicações no Facebook, no Twitter e no TikTok. A frase é vista junto a alguns vídeos que compartilham a alegação.
O conteúdo circula após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto com sua esposa à Inglaterra, em 5 de maio de 2023, para a coroação do rei Charles III e cuja moeda é a libra esterlina.
As publicações virais sugerem que Janja teria feito menção às compras com essa moeda e ironizado a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, que fala em Libras, sigla utilizada para Língua Brasileira de Sinais – modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais e utilizada na comunicação com pessoas surdas.
A linguagem é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002 por meio da Lei nº 10.436.
No entanto, a frase viral atribuída a Janja foi publicada pelo perfil Falha de S.Paulo no Twitter – perfil satírico do jornal Folha de S.Paulo. A conta se descreve como “um jornal a serviço dos memes” e pede que os seguidores não levem a sério o que é publicado por eles, já que se trata de uma paródia.
Não há registro nos perfis de Janja nas redes sociais, ou em veículos de comunicação, de que a primeira-dama tenha dado declarações com este teor. A sua assessoria de imprensa, por sua vez, afirmou que “não há registro algum, pois Janja nunca fez comentário sequer semelhante a este”.
Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Estadão Verifica e A Gazeta. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
