Gritos de “Lula ladrão” foram inseridos em vídeo do presidente na inauguração de aviões-caça
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de maio de 2023 às 20:14
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Lula ladrão 9/5/23 - com som do povo de Araraquara”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter, no Kwai e no TikTok.
No vídeo, Lula aparece cercado por um grupo de pessoas e, ao fundo, há um avião-caça. É possível ouvir as vozes de manifestantes gritando palavras de ordem contra o petista e dizendo que ele havia acabado de chegar na cidade de Araraquara.
No entanto, uma busca reversa por capturas de tela da sequência usando a ferramenta InVid-WeVerify* indicou um outro contexto.
A sequência foi extraída de uma reportagem da TV Brasil, que noticiava a chegada de Lula a um evento de lançamento de aviões-caça em 9 de maio de 2023 na cidade de Gavião Peixoto, em São Paulo.
Nessa gravação não se ouve os gritos destacados nas publicações, mas o barulho da turbina do avião e a narração da apresentadora do telejornal.
Uma busca pelas palavras- chave “Lula”, “Manifestação” e “Araraquara” permitiu encontrar a origem do áudio inserido no conteúdo viralizado: um vídeo, publicado no Facebook em 10 de janeiro de 2023, em que um grupo de manifestantes está na rua protestando contra o presidente em sua ida à cidade no início do ano. Não há sinais de que Lula esteja no mesmo ambiente que eles.
Com base no nome do usuário do TikTok visto na marca d’água desta gravação no Facebook, foi possível encontrar na plataforma um vídeo de maior duração, com o mesmo cenário e áudio, e com data de 8 de janeiro de 2023. A partir dos 20 segundos, escuta-se o mesmo trecho da sequência viral.
Segundo a agenda oficial da Presidência, Lula esteve em Araraquara apenas uma vez desde o início de seu terceiro mandato, em 8 de janeiro. A visita foi um gesto de apoio em decorrência das chuvas que atingiram a região à época.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.