Vídeo de explosão em supermercado circula como se fosse ataque em uma escola em Ermelino Matarazzo
- Este artigo tem mais de dois anos.
- Publicado em 13 de abril de 2023 às 18:41
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“Alerta para todas as escolas mais um ataque nas escolas Ermelino Matarazzo”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook. O conteúdo circula também no Instagram e no Twitter.
A mensagem é acompanhada de um vídeo que mostra um homem carregando uma criança ferida nos braços. Sobreposta à gravação, há o texto: “Pessoal que tem filhos nas escolas foi passado para não mandarem as crianças essa semana pois esse ataque hj foi aqui no ermelino matarazzo”.
O vídeo circula em meio a ataques realizados em escolas no Brasil em abril de 2023. No dia 5 do mesmo mês, um ataque a uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, deixou quatro crianças mortas.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google, usando a ferramenta InVid WeVerify*, trouxe como resultado o mesmo vídeo publicado no Twitter em 7 de abril de 2023. “Colocaram uma bomba em um supermercado em Rondonópolis, a perícia técnica confirmou”, diz a legenda que acompanha a sequência.
Uma nova pesquisa no Google pelas palavras-chave “explosão rondonopolis” trouxe como resultado um fragmento da mesma sequência, porém desfocada, publicada pelo site Terra e junto ao título: “Câmera flagra explosão em mercado de Rondonópolis no Mato Grosso”.
O mesmo trecho também foi publicado em uma reportagem sobre a explosão no supermercado exibida pela TV Vila Real, uma emissora de Mato Grosso afiliada à RecordTV.
“Esse menino de apenas sete anos ficou gravemente ferido. É o pai quem o carrega no colo”, diz a narração da reportagem. Ao fundo, também é possível ouvir pessoas ao redor dizendo “respira”, como nos conteúdos virais.
Em contatos diferentes, a Sesp-MT e o Delegado Regional de Rondonópolis, Thiago Damasceno, confirmaram ao AFP Checamos que as imagens do vídeo viral de fato referem-se à explosão do supermercado.
O caso também foi noticiado em outros meios de comunicação, com imagens semelhantes. A explosão ocorreu na noite de terça-feira, 4 de abril, no Bairro Vila Operária.
Segundo um texto publicado em 5 de abril pela Sesp-MT, apurações preliminares apontam indícios de crime, mas a apuração está sob sigilo.
Com esses indícios, uma busca no Google Maps levou ao supermercado Tropical do Bairro Vila Operária, em Rondonópolis, que possui fachada semelhante à que pode ser vista no vídeo viral.
A rede de supermercados também publicou uma nota sobre o ocorrido em suas redes sociais em 4 de abril.
Como parte da Operação Escola Segura, o governo federal criou um canal exclusivo para receber informações de ameaças e ataques contra as escolas. Todas as denúncias são anônimas e as informações são mantidas sob sigilo, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
