Vídeo em que servidores parecem chamar Lula de “vagabundo” teve o áudio adulterado

  • Este artigo tem mais de um ano.
  • Publicado em 5 de abril de 2023 às 18:30
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido chamado de “vagabundo” por um grupo de servidores da Saúde presentes em um evento ocorrido em Recife (PE). Um vídeo que supostamente mostraria o xingamento foi visualizado mais de 1,6 milhão de vezes nas redes sociais desde pelo menos 30 de março de 2023. Entretanto, o áudio da gravação foi adulterado.

“Enfermagem no Brasil odeiam o nove dedos”, diz a legenda de uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook, no TikTok, no Kwai e no Twitter.

Na gravação, Lula está no palco de um evento, enquanto um grupo de pessoas vestindo camisas vermelhas, a cor do partido do presidente, aparece supostamente entoando gritos de “vagabundo”.

Image
Captura de tela feita em 4 de abril de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Nas imagens vê-se também uma tarja da rede de TV Jovem Pan News com a frase “Lula é cobrado por enfermeiros sobre o piso salarial”.

A gravação original transmitida pela emissora em 24 de março de 2023 relata a participação do presidente em um evento de relançamento pelo governo federal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizado dois dias antes, em 22 de março, em Recife.

Segundo a reportagem, na ocasião, um grupo de enfermeiros protestou a favor da implementação do piso salarial da categoria.

Mas os gritos mostrados pela emissora não se assemelham ao coro de “vagabundo” da versão viralizada nas redes:

No próprio programa da Jovem Pan, cujo trecho compõe as publicações viralizadas, um dos apresentadores afirmou que os presentes gritavam “Pague o piso. A enfermagem acordou”, e não “vagabundo”.

Na transmissão ao vivo do evento no canal de Lula no YouTube tampouco foi possível ouvir os xingamentos que circulam nas redes sociais.

Além disso, o mesmo áudio com gritos de “vagabundo” circula ao menos desde julho de 2022, quando foi vinculado a um outro vídeo adulterado verificado pelo AFP Checamos.

O piso da enfermagem é uma proposta de lei, aprovada em agosto de 2022, que garante a remuneração mínima de R$ 4.750 por mês para os profissionais da categoria.

Em setembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pagamento do reajuste até que seja calculado como a nova lei pode ser financiada.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco