Vídeo em que servidores parecem chamar Lula de “vagabundo” teve o áudio adulterado
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de abril de 2023 às 18:30
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Enfermagem no Brasil odeiam o nove dedos”, diz a legenda de uma das publicações que compartilham o vídeo no Facebook, no TikTok, no Kwai e no Twitter.
Na gravação, Lula está no palco de um evento, enquanto um grupo de pessoas vestindo camisas vermelhas, a cor do partido do presidente, aparece supostamente entoando gritos de “vagabundo”.
Nas imagens vê-se também uma tarja da rede de TV Jovem Pan News com a frase “Lula é cobrado por enfermeiros sobre o piso salarial”.
A gravação original transmitida pela emissora em 24 de março de 2023 relata a participação do presidente em um evento de relançamento pelo governo federal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), realizado dois dias antes, em 22 de março, em Recife.
Segundo a reportagem, na ocasião, um grupo de enfermeiros protestou a favor da implementação do piso salarial da categoria.
Mas os gritos mostrados pela emissora não se assemelham ao coro de “vagabundo” da versão viralizada nas redes:
No próprio programa da Jovem Pan, cujo trecho compõe as publicações viralizadas, um dos apresentadores afirmou que os presentes gritavam “Pague o piso. A enfermagem acordou”, e não “vagabundo”.
Na transmissão ao vivo do evento no canal de Lula no YouTube tampouco foi possível ouvir os xingamentos que circulam nas redes sociais.
Além disso, o mesmo áudio com gritos de “vagabundo” circula ao menos desde julho de 2022, quando foi vinculado a um outro vídeo adulterado verificado pelo AFP Checamos.
O piso da enfermagem é uma proposta de lei, aprovada em agosto de 2022, que garante a remuneração mínima de R$ 4.750 por mês para os profissionais da categoria.
Em setembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pagamento do reajuste até que seja calculado como a nova lei pode ser financiada.