Lula não desligou bombas da transposição do São Francisco; vídeo mostra ciclista em outro local

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 14 de março de 2023 às 21:39
  • 5 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha cortado o abastecimento de água para os nordestinos e que, agora, ciclistas usem os canais da transposição do rio São Francisco para pedalar, já que as estruturas estão secas. O vídeo de um homem andando de bicicleta foi visualizado mais de 1 milhão de vezes nas redes sociais, desde 3 de março de 2023, com a alegação de que foi feito em um canal da transposição. Mas as imagens foram gravadas no trecho em obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na cidade do Crato. A obra é do governo do estado e ainda não está concluída.

“Nova utilidade dos canais do São Francisco, infelizmente o pai dos pobres com muito amor no coração cortou o abastecimento da água, o amor venceu o ódio segundo a turma do FAZUELY”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Twitter, no TikTok, no Kwai e em sites.

O vídeo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 13 de março de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

No entanto, ao contrário do que afirmam as publicações virais, o vídeo não mostra um trecho do canal do rio São Francisco desabastecido.

Uma busca no Google pelos termos “ciclista transposição” levou a um texto publicado pelo site Terra Brasil Notícias, que continha a publicação original no TikTok feita pelo perfil identificado como @fabianofobike.

A publicação de Fabiano no TikTok não tem inscrições sobrepostas às imagens, nem legenda que identifique o local da gravação.

Com base em outros vídeos no perfil, o Projeto Comprova — iniciativa de verificação da qual o AFP Checamos faz parte — identificou que Fabiano, provavelmente, mora na cidade de Crato, no Ceará: há um vídeo das ruas da cidade e outro, exibindo uma placa de carro. Por meio do aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi possível identificar que a placa era de um Chevrolet Onix branco, modelo 2021, do Crato.

Uma segunda busca permitiu encontrar o perfil de mesmo nome no Instagram. A legenda da mesma sequência, publicada em 25 de fevereiro de 2023, confirmou que as imagens foram feitas na cidade do Crato, mais especificamente nas obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Image
Captura de tela feita em 13 de março de 2023 de uma publicação no Instagram ( .)

A partir da imagem de seu perfil no Instagram, o Comprova fez uma busca reversa e localizou o endereço e contato da oficina Fó Bike. Por telefone, Fabiano confirmou ser o ciclista visto nas imagens.

Ele também identificou o local do vídeo como sendo as obras do Cinturão das Águas no Crato e apontou que o registro foi feito nos canais em construção perto do Açude do Umari, na mesma cidade. Os trechos foram identificados por meio de imagens de satélite do Google Earth Pro, Planet.com e EOS.com.

De acordo com Fabiano Almeida, é comum que ciclistas da região pedalem nos canais enquanto a obra não fica pronta. Ao Comprova, disse que as pessoas que usaram seu vídeo não compartilharam a informação correta: “O pessoal pega e não diz as coisas direito, mas no Instagram tem a legenda certinho falando que é no Cinturão das Águas, fica aqui no Crato”.

Ele negou que o lugar tenha ficado sem água após o início do governo Lula e explicou que, na verdade, ainda não há estrutura suficiente para que a água corra pelos canais.

“Ali não tem como ter água ainda, não, porque eles vão fazendo por etapa, fazem um trecho, depois fazem outro trecho. Aquela parte ainda não tem como ter água porque acho que depois que fizer aquilo ali é que eles vão colocar os canos, tem uns canos bem grandes”, completou.

CAC não faz parte da transposição do São Francisco

O CAC, como é conhecido, é uma obra do governo do Ceará e não faz parte do PISF, mas é a principal estrutura que levará água do Eixo Norte da transposição, partindo do reservatório do Jati, até o Açude Castanhão, o maior do Ceará.

As suas obras ainda não estão totalmente concluídas: o Trecho 1 é dividido em cinco lotes e, até agora, três estão prontos e funcionando – os lotes 1 e 2, que vão do Jati até Missão Velha, enquanto o lote 5 é formado por túneis no percurso.

Há dois lotes que passam pelo município do Crato, o 3 e o 4. Lá, as obras foram retomadas em setembro de 2020. A última atualização sobre andamento desses dois lotes é de fevereiro de 2021: o terceiro tinha 29,45% das obras concluídas e o quarto, 7,91%. É entre esses dois lotes que o vídeo viral foi feito.

Image
Captura de tela de imagem de satélite feita em 7 de março de 2023 no EOS.com mostra canais em construção entre a sede do município e o Açude do Umari ( .)
Image
Captura de tela feita em 7 de março de 2023 de imagem datada de 23 de maio de 2021 no Google Earth Pro mostra um dos trechos do canal executado ( .)

 

 

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará confirmou as declarações do ciclista. A assessoria de comunicação da pasta consultou técnicos, que informaram que o trecho visto nas imagens fica nas obras ainda em execução no Crato e que, por não estarem concluídas, ainda não é possível ter água correndo pelos canais que passam pela cidade.

Conteúdos envolvendo uma suposta interrupção da transposição do rio São Francisco já circularam anteriormente, como verificado pela AFP, desconsiderando, por exemplo, que a vazão de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) liberada para cada estado atendido pelo projeto não é contínua, e sim feita sob demanda.

“A oferta de água pelo Projeto de Integração do São Francisco, determinada pela outorga, é intencionalmente flexível para harmonizar as necessidades da bacia doadora e otimizar, de modo adaptativo, as vazões disponíveis ao planejamento dos Estados”, disse o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em nota.

Há um trecho da transposição, no Eixo Norte, em que o bombeamento não está ocorrendo, mas a interrupção foi feita para o reparo em um problema detectado em setembro de 2022, ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, como informou o MIDR, em nota.

Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Correio de Carajás e do Estadão. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco