Vídeo viral mostra quedas d’água de Paulo Afonso, e não usina de Sobradinho transbordando
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 21:36
- Atualizado em 10 de fevereiro de 2023 às 23:25
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O BANDIDO MANDOU FECHAR A TRANSPOSIÇÃO E O NIVEL DE SOBRADINHO SUBIU E DEU M!!!..., ALEM DE LADRÃO E BURRO JUNTO COM O GOVERNADOR DO CEARÁ DOIS MALDITOS DEU ISSO AI. .... inundação desordenada começando. Mas você não está vendo a TV aberta falar nada. Faz o L”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter.
O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no YouTube.
A gravação circula em meio a uma onda de publicações que relacionam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começou em 1º de janeiro de 2023, a supostas interrupções do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. O Ministério de Desenvolvimento Regional nega essas alegações.
O governo do Ceará também publicou uma nota em 20 de janeiro afirmando que a liberação de água da transposição em um dos trechos do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) está interrompida desde novembro de 2022, “pois as demandas hídricas do Estado estão sendo atendidas sem a necessidade de transferência de água do PISF [Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional]”.
Nos comentários (1, 2) do vídeo viralizado, usuários sinalizaram que o local visto não é Sobradinho, na Bahia, e sim o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. Esse complexo também fica localizado no estado baiano, mas os dois locais ficam a mais de 400 quilômetros de distância sobre o Rio São Francisco.
Usando as imagens de satélite disponíveis no Google Earth, o AFP Checamos pode refazer o percurso mostrado no vídeo e comprovar que o local do vídeo viral, de fato, é a usina de Paulo Afonso, e não Sobradinho.
O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é formado por cinco hidrelétricas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Devido às quedas d’águas e as cachoeiras que se formam na região, o Complexo é também uma atração turística.
O rio São Francisco passou por um período intenso de seca desde 2012, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). No fim de 2019 e em 2020, porém, o rio voltou a registrar períodos de cheia.
Dessa forma, as quedas d'água de Paulo Afonso voltaram a ficar visíveis em 2022 após mais de 12 anos sem a atração no local.
Não foi possível estimar com precisão a data da filmagem. Os registros mais antigos localizados pelo AFP Checamos da gravação foram publicados em 2 de fevereiro de 2023 (1, 2).
A Eletrobras Chesf confirmou que o vídeo mostra a usina de Paulo Afonso, e não Sobradinho. A empresa também acrescentou que o vídeo não mostra nenhuma anormalidade.
Nível da água em Sobradinho
A assessoria da Eletrobras Chesf também informou, em 10 de fevereiro, que Sobradinho encontra-se com 77% de seu volume útil.
“Os reservatórios e as Usinas do Complexo de Paulo Afonso, da Eletrobras Chesf, operam dentro da normalidade para o controle de cheias e geração energética”, acrescentou a companhia.
A AFP já verificou outras alegações relacionadas a supostas interrupções na transposição do Rio São Francisco e problemas de abastecimento hídrico no governo Lula (1, 2).
O conteúdo também foi checado pela Reuters.
10 de fevereiro de 2023 Atualiza com posicionamentos enviados pela Eletrobras Chesf em 10 de fevereiro de 2023