Este vídeo mostra o resgate de filhotes na Índia em 2019, não na Turquia após terremoto em 2023

Uma sequência mostrando o resgate de filhotes em Udaipur, na Índia, foi compartilhada nas redes sociais desde 17 de fevereiro vinculada ao terremoto que atingiu a Turquia e a Síria no último dia 6. No entanto, no registro, que circula pelo menos desde 2019, vê-se uma cadela e um integrante de um centro de resgate de animais retirando, com vida, pequenos cães entre os escombros.

“Cadela em busca de seu filhote depois do terremoto na Turquia. Ela ficou chamando o socorrista, que achou que seria o dono dela ali soterrado. Mas eram seus filhotes. Mãe é mãe!”, diz a legenda de publicações no Twitter, no Facebook, no Instagram e no Kwai.

Sobreposto a alguns vídeos lê-se: “Cadela em busca de filhotes depois de terremoto na Turquia. Mãe é mãe! Ela ficou chamando o socorrista, que achou que seria o dono dela ali soterrado, mas eram seus filhotes”.

O conteúdo também circulou em espanhol, inglês e russo.

Image
Captura de tela feita em 23 de fevereiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Em 6 de fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e o norte da Síria, deixando mais de 46 mil mortos, de acordo com dados informados até 23 de fevereiro. Dois dias antes, em 21 de fevereiro, outro terremoto, de magnitude 6,4, atingiu os dois países, matando seis pessoas.

Mas o vídeo da cadela tentando resgatar os seus filhotes não tem relação com esta tragédia.

Uma busca reversa usando a ferramenta Yandex por um dos fragmentos da sequência, obtido por meio do InVid-WeVerify*, levou a uma publicação no Facebook da página Animal Aid Unlimited, um centro de resgate de animais na Índia, com data de 2 de dezembro de 2019.

Na gravação, com duração de 4 minutos e 35 segundos, a instituição, localizada na cidade de Udaipur, explica que a cadela estava tentando resgatar seus filhotes e pede que os usuários façam doações para a organização.

Por meio de uma pesquisa na página da organização no Facebook, a AFP verificou que o registro mais antigo da gravação foi publicado pelo mesmo centro de resgate em 28 de agosto de 2019.

“O amor frenético desta cadela por seus filhotes a fez cavar com as patas, roer pedras e destruir os escombros para libertar seus filhotes presos nos escombros de uma casa que desabou após a chuva”, diz a legenda.

A postagem continua: “Quando os socorristas do Animal Aid chegaram, eles temeram que os filhotes não estivessem vivos, mas a mãe deles deve ter sido capaz de ouvi-los ou sentir que eles ainda estavam vivos e estava determinada a nos dizer isso. Cada minuto era precioso e ela parecia perceber que eles poderiam morrer sufocados a qualquer momento”.

O vídeo também foi publicado no mesmo dia no canal da organização no YouTube e reproduzido por diferentes sites em inglês e russo em 2019.

Em diversos momentos da sequência original, pode-se perceber que o homem que ajuda a resgatar os animais passa por um veículo com o anúncio do Banco DCB, uma instituição financeira indiana, e depois passa em frente a uma motocicleta cuja placa começa com “RJ-27”, código de registro de Udaipur, no oeste da Índia.

Image
Capturas de tela feitas em 21 de fevereiro de 2023 de um vídeo no YouTube ( .)

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos sobre cães socorristas ligados ao terremoto na Turquia em fevereiro de 2023 (1, 2).

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco