Imagem de cão socorrista nos EUA em 2014 circula associada ao terremoto na Turquia em 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 14 de fevereiro de 2023 às 15:38
- 2 minutos de leitura
- Por Marion DAUTRY, AFP Belgrado, AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Foi assim que um cão que depois de um turno de trabalho à procura das ruínas na Turquia encontrou 10 pessoas e salvou as suas vidas. A tecnologia está avançando, mas os detectores de cheiro que essas criaturas têm ainda não foram inventados pela tecnologia moderna!”, diz a legenda de uma imagem compartilhada milhares de vezes no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no TikTok e no Twitter.
Publicações similares também circulam em inglês, espanhol e bósnio.
A imagem começou a ser compartilhada depois que diversos países enviaram cães e equipes de resgate para ajudar a encontrar pessoas presas nos escombros do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria.
Até 13 de fevereiro, foram registradas mais de 35 mil mortes por conta do terremoto.
Mas o cachorro que aparece na imagem divulgada nas redes sociais não está relacionado a esse acontecimento, e sim a um desastre ocorrido quase nove anos antes na região de Oso, localizada no estado norte-americano de Washington.
Por meio de uma busca reversa da imagem no Google, a AFP encontrou sites com fotos e artigos da imprensa norte-americana sobre cães ajudando a procurar sobreviventes de um deslizamento que atingiu Oso, a nordeste de Seattle.
O desastre, ocorrido em 22 de março de 2014, deixou mais de 40 mortos.
A imagem do cachorro aparece nos sites com crédito para Rick Wilking, um fotógrafo freelancer que trabalha para a agência de notícias Reuters na cidade norte-americana de Denver.
A foto original foi localizada no arquivo da agência com a legenda: “Tryon, o cão de resgate, espera para passar pela área de descontaminação no deslizamento de terra depois de procurar vítimas em Oso, Washington, em 30 de março de 2014”.
O AFP Checamos já verificou outra alegação que associava um cão socorrista ao terremoto na Turquia.