Esta não é a imagem oficial da campanha sul-americana para a Copa de 2030, e sim um meme

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2023 às 14:24
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Colômbia, AFP Brasil
Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile apresentaram em 7 de fevereiro de 2023 sua candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de futebol de 2030. Desde então, passaram a circular publicações nas redes sociais alegando que a suposta imagem dessa campanha levaria o acrônimo “Chupar”, que inclui as iniciais dos quatro países. Mas isso é um meme. O pôster, compartilhado sem contexto mais de 2,5 mil vezes, foi criado por uma página de fãs, que explicou que o acrônimo era um nome humorístico. A candidatura dos países sul-americanos tem como lema “#Juntos2030”.

“Eu não vou ter maturidade nenhuma pra assistir a uma Copa do Mundo que tem, no seu logo oficial, a sigla ‘CHUPAR’”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2). O conteúdo circula também no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.

O conteúdo também é difundido em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 13 de fevereiro de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Muitos usuários compartilharam a imagem como um meme, mas alguns acreditaram que o conteúdo era autêntico. Um portal de notícias sobre entretenimento também mencionou o acrônimo como se fosse o slogan oficial.

A candidatura conjunta dos quatro países sul-americanos busca honrar o centenário da primeira Copa do Mundo de futebol, realizada no Uruguai em 1930.

Um meme

O pôster viralizado nas redes sociais inclui uma imagem que remete à taça da Copa do Mundo, o suposto acrônimo oficial e os nomes dos quatro países.

No canto superior direito, vê-se um logo com o nome “365 scores”, que corresponde a uma plataforma digital dedicada a informações sobre futebol e outros esportes.

Uma busca nas redes sociais dessa plataforma levou a uma imagem publicada em sua conta oficial no Twitter em 7 de fevereiro de 2023.

“OFICIAL: Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina lançaram sua candidatura ao Mundial 2030. Ela foi chamada de Chupar 2030?”, diz a legenda, em tradução livre do espanhol. Na mensagem seguinte, porém, o perfil diz: “‘Chupar 2030’ é um nome humorístico. Vale a pena esclarecê-lo!!!”.

A mesma imagem já havia sido compartilhada pela página em agosto de 2022, quando a candidatura conjunta foi lançada anunciada pelos países. À época, a página também afirmou que a sigla era “somente um ato de HUMOR e não coincide com nada oficial”.

Juntos 2030

Em 7 de fevereiro, em Buenos Aires, os dirigentes das federações de futebol da Argentina, do Chile, do Uruguai e do Paraguai apresentaram a imagem oficial de sua campanha, que não inclui o desenho da taça da Copa do Mundo, e sim o lema “2030 Juntos”, acompanhado das bandeiras dos quatro países.

Nas redes sociais da Associação de Futebol Argentino (AFA) e da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) foram publicados conteúdos sobre a candidatura usando a hashtag “#Juntos2030”.

Em uma busca nos canais oficiais dessas organizações, o suposto cartaz que viralizou nas redes sociais não foi encontrado, e tampouco foi encontrada uma menção à sigla.

O projeto sul-americano terá outros competidores para organizar o Mundial em 2030. A chapa enfrentará a candidatura conjunta de Espanha e Portugal (com a Ucrânia como convidada).

Marrocos, sozinho, e Arábia Saudita, Egito e Grécia também entraram na disputa, embora ainda estejam em negociações.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco