Vídeo de 2022 mostra torcedores presos em elevador e não tem relação com ato em Brasília
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 21:08
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Petistas infiltrados saindo pelo túnel do congresso…”, diz um dos conteúdos publicados no Twitter. A alegação circula também no Facebook, no TikTok e no YouTube.
As publicações circulam após apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atacarem os edifícios dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8 de janeiro, por não aceitarem a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Desde então, circulam nas redes sociais narrativas a respeito de supostos infiltrados nos atos de vandalismo.
O vídeo mostra pessoas saindo do que aparenta ser um elevador por uma passagem estreita. Ao fundo, uma voz masculina diz: “Vambora, vambora, vambora, deu certo, deu certo, deu certo, vambora. Depois de um tempão aqui, deu certo. O pessoal trabalhou bem, vambora”.
Na gravação é possível ver a logomarca do aplicativo Kwai e o nome de usuário “@Paparazzo RubroNegro”.
O perfil citado pertence ao jornalista esportivo Gabriel Reis, conhecido como Paparazzo Rubro Negro, que publica conteúdos relacionados ao time carioca Flamengo.
O vídeo agora atrelado à alegação falsa foi publicado originalmente por Reis no Kwai em 15 de maio de 2022 com a seguinte legenda: “Ex-craques do Mengão na maior resenha com o Paparazzo no pré-jogo”.
Em 14 de maio de 2022, um dia antes da publicação do registro original, o Flamengo enfrentou o time Ceará Sporting Club na sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
No início do conteúdo viral, inclusive, é possível ver uma mulher com a camisa do clube cearense:
Procurado pelo AFP Checamos, Reis repudiou o uso do conteúdo de seu canal para o que classificou como “uma tremenda fake news”.
“Esse vídeo é antigo. Quando ficamos presos no elevador do estádio do Ceará. Que absurdo!”, disse, por e-mail, enviado em 11 de janeiro de 2023, reforçando que a gravação “era sobre jogo de futebol”.
Após o contato do AFP Checamos, o jornalista publicou outro vídeo em seu perfil no Kwai repudiando o ocorrido.
“Gente, é um absurdo, um absurdo o que estão fazendo comigo. Isso é uma vergonha. Pegaram um vídeo meu, de maio de 2022, que eu estava preso no elevador lá no Ceará, no jogo do Flamengo. Eu cubro o Flamengo. E eu estava com os torcedores do Ceará preso no elevador tá, olha que loucura. Aí conseguiram liberar a gente, ficamos presos um tempão e eles conseguiram liberar a gente, o elevador estava parado no meio ali, a gente conseguiu sair e eu registrei esse momento”, explica o jornalista.
“Cara, aqui no Kwai eu posto coisas sobre futebol. Pegaram esse meu vídeo e estão viralizando (...) as pessoas chegam e comentam e nem leem que o vídeo é da data de maio 2022, não veem que não tem nada a ver com política e aí criaram essa fake news dizendo que o meu vídeo tem relação com manifestação recente. Não tem nada a ver”, acrescentou.
O AFP Checamos já verificou diversos outros conteúdos sobre os atos ocorridos na capital federal em 8 de janeiro de 2023 (1, 2, 3).