
PF nega morte de idosa após invasões em Brasília; foto atrelada à detenção é de banco de imagens
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 21:35
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“NOTA DE FALECIMENTO. Esta senhora de 77 anos faleceu no campo de concentração da PF em #brasilia .Segundo informações teve sede e dor no peito.Estão lá desde ontem as 16:00 sem comida sem água serão levados presídio d papuda.Dêem #rt essa imagem precisa chegar ao mundo. #luto”, diz a legenda da foto de uma idosa compartilhada milhares de vezes no Twitter, no Instagram, no Facebook e no TikTok.

As publicações circulam desde 9 de janeiro de 2023 em meio a reclamações de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostas más condições nas dependências da Polícia Federal, para onde foram levados indivíduos após a invasão da sede dos Três Poderes em Brasília no último dia 8.
Mas a foto usada para embasar a alegação pertence a um banco de imagens e foi tirada mais de quatro anos antes do episódio.
Buscas reversas pela imagem viral levaram a matérias que usam a foto e outras similares como ilustração. Uma delas cita como fonte o banco de imagens Pexels.
Uma pesquisa pelos termos “idosa” e “sorrindo” na plataforma levou à galeria do fotógrafo Edu Carvalho. Nela, foi possível encontrar a foto original e obter a data em que foi tirada, 24 de dezembro de 2018, e em que foi publicada no site, 28 de março de 2019:

Ao AFP Checamos, Carvalho chamou as publicações de “fake news”.
Ele ainda relatou que essa é a segunda vez que suas fotos são usadas indevidamente e que familiares estão tomando providências judiciais.
No Twitter, a Polícia Federal afirmou ser “falsa” a alegação de que teria morrido uma idosa nas dependências da Academia Nacional de Polícia, em 9 de janeiro de 2023.
A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia.
— Polícia Federal (@policiafederal) January 10, 2023
O conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake, pelo UOL Confere e pelo E-farsas.