Vídeo de multidão em Brasília é de 2021, e não de invasões em 8 de janeiro de 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 19:56
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A maior manifestação da história do nosso país. 08/01/2023”, diz a legenda de postagens compartilhadas no Facebook, no Twitter e no Kwai.
Ao fundo do vídeo, ouve-se uma voz dizendo: “Olha isso aqui! Tô mostrando pra vocês, estamos na maior manifestação da história do BSB [em referência a Brasília]. Olha isso, gente! Essa multidão de pessoas gritando”.
Sobreposto ao vídeo lê-se a data “08/01/2023”, em referência aos ataques de 8 de janeiro, quando milhares de apoiadores de Bolsonaro invadiram a Praça dos Três Poderes em Brasília e vandalizaram os prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Não é verdade, no entanto, que o vídeo tenha sido gravado no último domingo.
Ato de 7 de setembro de 2021
Uma busca por palavras-chave no Twitter levou a publicações com imagens e detalhes semelhantes ao vídeo viral, datadas de 7 de setembro de 2021.
Nessa data, quando é celebrado o Dia da Independência do Brasil, manifestantes se reuniram em diversas cidades do país em atos convocados pelo então presidente Bolsonaro.
Uma comparação entre fotos feitas (1, 2) pela AFP na manifestação de 7 de setembro de 2021, em Brasília, com o vídeo que circula nas redes, permitiu confirmar que ambos retratam o mesmo evento.
Coincidem, nos dois registros, a bandeira com faixas verde e amarela do lado direito do caminhão de onde o então presidente discursava e uma fileira com cabines brancas de caminhões, como demonstrado abaixo:
De fato, uma busca por fragmentos do vídeo viral mostrou que ele circula desde 7 de setembro de 2021, quando foi compartilhado, inclusive, por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.