Vídeo mostra ministro da Justiça com governador do MA, não com suspeito de terrorismo em Brasília

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 9 de janeiro de 2023 às 21:09
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que um vídeo viral mostre o ministro da Justiça, Flávio Dino, em uma comemoração com George Washington de Oliveira Sousa, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que confessou ter planejado um atentado terrorista em Brasília em 24 de dezembro de 2022. Na gravação, compartilhada milhares de vezes nas redes sociais desde 30 de dezembro de 2022, vê-se Dino ao lado de Carlos Brandão (PSB), atual governador do Maranhão.

“Olha o Dino com o George Washington que colocou a bomba na via próximo ao aeroporto de Brasília!!”, diz uma das publicações que acompanham o vídeo no Facebook, no Twitter e no Kwai.

As imagens mostram pessoas dançando e cantando. Em determinado momento, Dino abraça um homem e ambos fazem o L” com as mãos, símbolo associado aos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vê-se, também, que a camisa do ministro da Justiça e do homem ao seu lado fazem menção a Lula e ao número 13.

Image
Captura de tela feita em 5 de janeiro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

O conteúdo circula depois de George Washington de Oliveira Sousa ter sido preso e autuado por terrorismo em 25 de dezembro de 2022, após confessar que planejava um atentado com explosivos próximo ao aeroporto de Brasília com o objetivo de “dar início ao caos” e pressionar pelo estado de sítio para impedir o governo de Lula, vitorioso nas eleições de 30 de outubro.

Após a prisão, perfis de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais afirmaram, sem provas, que Sousa seria um infiltrado da esquerda. Nesse sentido, as publicações virais afirmam: “Disseram que o Homem Bomba era Bolsonarista Ja Colocaram o Processo Sob Sigilo”.

Mas não é George Washington quem aparece no vídeo compartilhado nas redes.

Governador do Maranhão

Por meio de uma busca reversa por capturas de tela usando a ferramenta InVid-WeVerify* chegou-se a uma matéria ilustrada com uma foto que traz os mesmos elementos vistos na gravação viral.

A reportagem informa que o registro foi feito em uma comemoração da vitória do presidente Lula nas eleições de outubro de 2022 e que o homem ao lado de Dino é, na verdade, Carlos Brandão, governador do estado do Maranhão reeleito no mesmo pleito e em primeiro turno.

De fato, em 30 de outubro de 2022 — data do segundo turno —, Brandão publicou um vídeo nas redes sociais onde aparece com a mesma blusa da sequência viral e ao lado de Dino, que também veste a mesma camiseta.

Image
Comparação feita em 9 de janeiro de 2023 entre publicação no Instagram de Carlos Brandão (E) e uma publicação no Facebook ( .)

No Instagram de Flávio Dino também há registros em que aparece ao lado de Brandão em evento após a vitória de Lula.

Em 30 de dezembro de 2022, o governador publicou em sua conta no Twitter fotos com Dino em que os dois aparecem com os mesmos trajes e no mesmo lugar da sequência viral.

O AFP Checamos já verificou outra alegação envolvendo o empresário e supostas ligações com o presidente Lula.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco