Vídeo mostra ministro da Justiça com governador do MA, não com suspeito de terrorismo em Brasília
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de janeiro de 2023 às 21:09
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o Dino com o George Washington que colocou a bomba na via próximo ao aeroporto de Brasília!!”, diz uma das publicações que acompanham o vídeo no Facebook, no Twitter e no Kwai.
As imagens mostram pessoas dançando e cantando. Em determinado momento, Dino abraça um homem e ambos fazem o “L” com as mãos, símbolo associado aos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vê-se, também, que a camisa do ministro da Justiça e do homem ao seu lado fazem menção a Lula e ao número 13.
O conteúdo circula depois de George Washington de Oliveira Sousa ter sido preso e autuado por terrorismo em 25 de dezembro de 2022, após confessar que planejava um atentado com explosivos próximo ao aeroporto de Brasília com o objetivo de “dar início ao caos” e pressionar pelo estado de sítio para impedir o governo de Lula, vitorioso nas eleições de 30 de outubro.
Após a prisão, perfis de apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais afirmaram, sem provas, que Sousa seria um “infiltrado da esquerda”. Nesse sentido, as publicações virais afirmam: “Disseram que o Homem Bomba era Bolsonarista Ja Colocaram o Processo Sob Sigilo”.
Mas não é George Washington quem aparece no vídeo compartilhado nas redes.
Governador do Maranhão
Por meio de uma busca reversa por capturas de tela usando a ferramenta InVid-WeVerify* chegou-se a uma matéria ilustrada com uma foto que traz os mesmos elementos vistos na gravação viral.
A reportagem informa que o registro foi feito em uma comemoração da vitória do presidente Lula nas eleições de outubro de 2022 e que o homem ao lado de Dino é, na verdade, Carlos Brandão, governador do estado do Maranhão reeleito no mesmo pleito e em primeiro turno.
De fato, em 30 de outubro de 2022 — data do segundo turno —, Brandão publicou um vídeo nas redes sociais onde aparece com a mesma blusa da sequência viral e ao lado de Dino, que também veste a mesma camiseta.
No Instagram de Flávio Dino também há registros em que aparece ao lado de Brandão em evento após a vitória de Lula.
Em 30 de dezembro de 2022, o governador publicou em sua conta no Twitter fotos com Dino em que os dois aparecem com os mesmos trajes e no mesmo lugar da sequência viral.
Neste dia comemorávamos a vitória do presidente @LulaOficial, em especial, a vitória da democracia, que se consolidará no dia 1º de janeiro. O povo espera, de todos nós que saímos vitoriosos, resultados. Devemos seguir juntos em busca do melhor para o Maranhão e para o Brasil. pic.twitter.com/nwSJYUE3vv
— Carlos Brandão (@carlosbrandaoma) December 30, 2022
O AFP Checamos já verificou outra alegação envolvendo o empresário e supostas ligações com o presidente Lula.