Vídeo de Ratinho criticando atos contra eleição de Bolsonaro em 2018 é vinculado a protestos de 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de dezembro de 2022 às 19:53
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“RATINHO DEIXA RECADOS AOS ELEITORES DE BOLSONARO Acompanhe a fala do apresentador, logo após o resultado das eleições presidenciais”, diz uma das publicações que circula no Facebook, no Kwai, no Instagram, no Twitter e no TikTok.
Junto às publicações, usuários compartilham um trecho do “Programa do Ratinho”, no qual o apresentador que dá nome à atração critica manifestações ocorridas no país após a divulgação do resultado eleitoral.
Contudo, o trecho viralizado foi exibido durante o “Programa do Ratinho” de 30 de outubro de 2018, logo após Jair Bolsonaro ter sido eleito presidente da República naquele ano.
Uma busca pelas palavras-chave “Ratinho”, “recado” e “manifestantes” levou ao mesmo trecho publicado por um canal no YouTube em 30 de outubro de 2018.
Uma segunda busca, dessa vez no site do “Programa do Ratinho”, pelos vídeos da atração, permitiu encontrar a sequência original.
Intitulado “Ratinho desabafa sobre as manifestações pós-eleições”, o trecho foi exibido nesse dia e mostra as críticas do apresentador a quem estava nas ruas protestando contra o resultado do segundo turno das presidenciais, ocorrido em 28 de outubro de 2018, das quais Bolsonaro saiu vencedor.
No site do programa também não aparece nenhum vídeo que mostre Ratinho se manifestando contra os atos que estão ocorrendo pelo país contra a eleição de Lula no segundo turno, em 30 de outubro de 2022, quando ele venceu Jair Bolsonaro com 50,9% dos votos válidos.