Apresentador da Jovem Pan não disse que PT pediu a convocação de novas eleições

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 20:13
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que o Partido dos Trabalhadores (PT) pediu a convocação de novas eleições, como afirmam publicações compartilhadas quase 3 mil vezes desde 8 de dezembro de 2022. O vídeo que acompanha as alegações é o recorte de um programa da Jovem Pan no qual o apresentador informa que “representantes de movimentos conservadores, membros de grupos de direita, e também da sociedade civil organizada, além de lideranças indígenas”, realizariam um ato na Câmara dos Deputados pedindo a anulação do pleito de 2022. Em momento algum, o âncora menciona que o PT estivesse participando dessa ação.

“Urgente, agora o PT quer novas eleições, piada né?”, diz o texto sobreposto ao vídeo compartilhado no Facebook e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 12 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

Contudo, a matéria não citava uma iniciativa do PT, mas uma manifestação de movimentos conservadores.

Buscas reversas por fragmentos do vídeo obtidos por meio da ferramenta InVid-WeVerify* permitiram encontrar a publicação original no canal da Jovem Pan no YouTube. A gravação também está disponível na conta da emissora no Twitter.

Na sequência, vê-se o apresentador do “Programa 3 em 1” mencionando que haveria uma manifestação na Câmara dos Deputados com a leitura de uma carta pedindo que novas eleições fossem convocadas.

De acordo com o apresentador, os responsáveis pelo ato eram “representantes de movimentos conservadores, membros de grupos de direita, e também da sociedade civil organizada, além de lideranças indígenas”. Esse fragmento, contudo, foi cortado e não aparece nas publicações virais.

A carta foi lida no dia seguinte, 7 de dezembro de 2022, como visto em transmissão feita pela página Brasília Ao Vivo. No vídeo, não é possível ver nenhum parlamentar do PT entre os presentes.

O texto, intitulado “Carta às instituições democráticas brasileiras”, pode ser encontrado no site de abaixo-assinados “Petição Pública” e é assinado por um grupo que se autodenomina “O Soberano e Supremo Povo Brasileiro”.

Na carta, os manifestantes pedem a convocação de novas eleições e que o Senado “dê prosseguimento ao processo de impeachment dos ministros da suprema corte”.

Uma busca pelos termos “Carta às instituições brasileiras” nas redes sociais permitiu encontrar diversas publicações mencionando a iniciativa no Twitter e no Facebook, mas sem qualquer relação com o PT.

Procuradas, as assessorias de imprensa do Partido dos Trabalhadores e do governo de transição não responderam até a publicação desta verificação.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco