Vídeo de barco com pessoas de vermelho não foi gravado no segundo turno das eleições de 2022

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 1 de novembro de 2022 às 23:07
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A gravação de um barco com pessoas vestindo vermelho não mostra a população ribeirinha chegando em Belém, no Pará, para votar no presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 30 de outubro de 2022. A sequência, compartilhada mais de 14 mil vezes desde o último dia 29 de outubro, já havia sido compartilhada em setembro. Um marinheiro que trabalhou na embarcação e foi ouvido pela AFP afirma que as imagens seriam de 2020, quando um vereador do Partido dos Trabalhadores no município de Limoeiro do Ajuru alugou o barco.

“Ribeirinhos chegando em Belém do Pará para votar no Lula 13”, diz a inscrição em uma das publicações compartilhadas no Twitter. O conteúdo circula também no Instagram, TikTok e Facebook.

Image
Captura de tela feita em 31 de outubro de 2022 de uma publicação do Twitter ( .)

A gravação mostra um barco navegando com diversas pessoas usando vermelho, com sons de fogos de artifício ao fundo. Há também pessoas carregando bandeiras vermelhas na margem.

Uma busca reversa pelas imagens no Google Lens trouxe como resultado o mesmo vídeo, porém sem a inscrição referente à eleição de Lula, publicado em 21 de setembro, mais de um mês antes da votação de 30 de outubro. Na legenda, o usuário escreveu apenas: “Pará”.

Nessa publicação, a AFP conseguiu identificar o nome da embarcação: “Luiz Afonso”. Uma busca pelas palavras-chave “Luiz Afonso” e “Pará” trouxe como resultado a página da embarcação “N/M Luiz Afonso” no Facebook.

Uma comparação entre as imagens desse barco publicadas no Facebook e o visto no vídeo viral permitem concluir que se trata da mesma embarcação:

Image
Comparação feita em 31 de outubro de 2022 entre uma publicação no Facebook da embarcação “N/M Luiz Afonso” (E) e uma das publicações virais ( .)

Para obter mais informações sobre o barco, a AFP procurou o perfil no Instagram @barcosamazonas, que publica vídeos de diversas embarcações da região Norte do país. A página enviou ao Checamos um panfleto da embarcação N/M Luiz Afonso que continha o contato de três pessoas.

O AFP Checamos, então, falou em 30 de outubro com um dos contatos listados, o marinheiro auxiliar de convés Eric R Silva. Segundo ele, as imagens teriam sido gravadas nas eleições para prefeitos e vereadores de 2020, quando o vereador conhecido como Marquinho da Pesca (PT), do município paraense de Limoeiro do Ajuru, alugou o barco N/M Luiz Afonso para fazer uma “barqueata”.

De fato, em 25 de outubro de 2020, o vereador citado publicou um vídeo semelhante ao viralizado, com a legenda: “Agradeço a Deus, pela dádiva da vida que tem me proporcionado e por esses momentos ímpar nesta minha caminhada. A galera do 13613 [em referência ao número de candidatura usado nas eleições de 2020] chegou em Limoeiro. Venha para nossa caminhada”.

A sequência publicada em 2020 pelo vereador contém elementos em comum com a gravação viralizada, como a presença de uma bandeira amarela e um padrão semelhante de bandeiras vermelhas, que pode ser visto na imagem abaixo. O barulho de fogos de artifício também pode ser ouvido em ambos os vídeos.

Image
Comparação feita em 31 de outubro de 2022 entre uma publicação no Facebook de 2020 (E) e uma das publicações virais ( .)

A AFP tentou entrar em contato com o vereador para confirmar e obter mais detalhes a respeito da origem do vídeo, porém não obteve retorno até a publicação desta checagem.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco