Homem que aparece neste vídeo apoiando Bolsonaro é analista argentino, e não embaixador

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um homem que aparece em vídeo falando sobre os feitos econômicos do governo Bolsonaro não é “embaixador da Argentina”, como sugerem usuários nas redes sociais. As publicações, compartilhadas milhares de vezes desde 4 de setembro de 20202, mostram, na verdade, Gustavo Segré, analista internacional argentino, fazendo um comentário durante o programa Direto ao Ponto da Jovem Pan.

“Embaixador da Argentina Fala porque Devemos Votar em Bolsonaro”, diz um usuário no Facebook ao difundir o vídeo. O conteúdo circula com diferentes durações no Kwai (1, 2), TikTok (1, 2) e Twitter (1, 2).

A gravação também foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.

Captura de tela feita em 16 de setembro de 2022 de uma publicação no TikTok ( .)

A gravação que circula nas redes sociais mostra o trecho em que Augusto Nunes, apresentador da Jovem Pan, pergunta: “Qual o segredo da Argentina?”. Ao fundo do estúdio é exibida a frase “o pêndulo da América Latina”.

Em seguida, um dos entrevistados faz comentários sobre a economia brasileira: “O Brasil está muito bem economicamente em relação ao mundo e particularmente com os indicadores próprios do Brasil. Não tem nenhum motivo econômico para alguém não votar na reeleição do Bolsonaro. Economicamente falando”, afirma.

Uma busca por palavras-chave no Google permite encontrar a íntegra do programa Direto ao Ponto transmitido pela Jovem Pan em 8 de agosto de 2022. A partir de 20 minutos e 9 segundos, o âncora do programa direciona a sua pergunta a Gustavo Segré, pedindo a sua opinião sobre a Argentina.

No entanto, o crédito colocado abaixo de seu nome, onde é informado que se trata de um “jornalista e analista político internacional”, é omitido nos vídeos virais que circulam nas redes sociais.

Uma pesquisa pelo nome de Segré na internet mostra que ele é analista internacional do jornal argentino La Nación (1, 2) e também associado ao partido Republicanos Unidos.

Atualmente, o embaixador da Argentina no Brasil é Daniel Scioli.

Em algumas publicações, cujo vídeo tem maior duração, é exibida uma parte do comentário de Maria Teresa Belandria, atual embaixadora da Venezuela no Brasil.

Este conteúdo também foi verificado pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte.

Eleições 2022