Homem que aparece neste vídeo apoiando Bolsonaro é analista argentino, e não embaixador
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de setembro de 2022 às 15:36
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Embaixador da Argentina Fala porque Devemos Votar em Bolsonaro”, diz um usuário no Facebook ao difundir o vídeo. O conteúdo circula com diferentes durações no Kwai (1, 2), TikTok (1, 2) e Twitter (1, 2).
A gravação também foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.
A gravação que circula nas redes sociais mostra o trecho em que Augusto Nunes, apresentador da Jovem Pan, pergunta: “Qual o segredo da Argentina?”. Ao fundo do estúdio é exibida a frase “o pêndulo da América Latina”.
Em seguida, um dos entrevistados faz comentários sobre a economia brasileira: “O Brasil está muito bem economicamente em relação ao mundo e particularmente com os indicadores próprios do Brasil. Não tem nenhum motivo econômico para alguém não votar na reeleição do Bolsonaro. Economicamente falando”, afirma.
Uma busca por palavras-chave no Google permite encontrar a íntegra do programa Direto ao Ponto transmitido pela Jovem Pan em 8 de agosto de 2022. A partir de 20 minutos e 9 segundos, o âncora do programa direciona a sua pergunta a Gustavo Segré, pedindo a sua opinião sobre a Argentina.
No entanto, o crédito colocado abaixo de seu nome, onde é informado que se trata de um “jornalista e analista político internacional”, é omitido nos vídeos virais que circulam nas redes sociais.
Uma pesquisa pelo nome de Segré na internet mostra que ele é analista internacional do jornal argentino La Nación (1, 2) e também associado ao partido Republicanos Unidos.
Atualmente, o embaixador da Argentina no Brasil é Daniel Scioli.
Em algumas publicações, cujo vídeo tem maior duração, é exibida uma parte do comentário de Maria Teresa Belandria, atual embaixadora da Venezuela no Brasil.
Este conteúdo também foi verificado pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual o AFP Checamos faz parte.